Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/582
Título: A literatura no ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular
metadata.dc.creator: LIMA, Detimar Pereira de
Palavras-chave: Ensino de literatura;Ensino Fundamental;BNCC
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LIMA, Detimar Pereira de. A literatura no ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: . Acesso em:
Abstract: The dissertation Literature in Elementary Education and the National Common Curricular Base, linked to the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS), has the general objective of verifying how the teaching of literature contributes to the teaching of the Portuguese Language and comprehensive education of the student in the contemporary conception of teaching literature in Elementary Education in Brazilian education. This work also intends to identify and analyze the way literature is proposed in the National Common Curricular Base (BNCC) and examine its implications for teaching in Elementary Education. The methodological approach used is the bibliographical one and this project is also a documentary study, specifically analyzing the approach of literature aimed at children and young people, considering the teaching-learning process of literary reading. Thus, it reflects on the conceptions of literature in the final years of Elementary Education at BNCC, an official document of paramount importance for Basic Education. Analyzing its conception of teaching literature focused on the Final Years of Elementary Education and considering recent studies on the teaching of literature and the literary formation of the reader, it appears that literature in this document is not considered as an aesthetic object worthy of being appreciated with greater depth of analysis, reflection and interpretation, but only as a textual genre without sufficient relevance in the teaching of the Portuguese Language.
Resumo: A dissertação A literatura no ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), tem como objetivo geral verificar de que forma o ensino de literatura contribui para o ensino de Língua Portuguesa e formação integral do educando na concepção contemporânea de ensino de literatura no Ensino Fundamental na educação brasileira. Pretende também identificar e analisar a forma como a literatura se propõe na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e examinar as suas implicações na prática docente no ensino fundamental. Tem como metodologia o estudo bibliográfico e documental, analisando, especificamente, a abordagem da literatura voltada para crianças e jovens, considerando o processo de ensino-aprendizagem da leitura literária. Dessa forma, reflete sobre as concepções de literatura nos anos finais do ensino fundamental na BNCC, documento oficial de suma importância para a Educação Básica. Analisando sua concepção de ensino de literatura voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental e considerando os estudos recentes sobre o ensino de literatura e a formação literária do leitor, verifica-se que a literatura nesse documento não é contemplada como objeto estético digno de ser apreciado com maior profundidade de análise, de reflexão e de interpretação, mas apenas como gênero textual sem relevância suficiente no ensino da Língua Portuguesa.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/582
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_LiteraturanoEnsinoFundamental.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons