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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1COLARES, Anselmo Alencar-
dc.date.accessioned2021-07-21T01:35:34Z-
dc.date.available2021-07-21T01:35:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARRETO, Eliane Gracy Lemos. Políticas educacionais do MEC para a formação docente: uma análise sobre o PARFOR na UFOPA (2010-2014). Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2016. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/589pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/589-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPlano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básicapt_BR
dc.subjectUfopapt_BR
dc.titlePolíticas educacionais do MEC para a formação docente: uma análise sobre o PARFOR na UFOPA (2010-2014).pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA partir dos anos de 1990, é possível evidenciar no Brasil que as questões que envolvem a organização e implementação de políticas educacionais para a formação de professores da educação básica pública se intensificaram consideravelmente. Tal formação é vislumbrada no intento de minimizar os problemas relacionados ao fracasso escolar com vistas à melhoria da qualidade do ensino, e ainda, na intenção de valorização desses profissionais. A pesquisa da qual resulta esta dissertação teve como objetivo geral analisar o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) enquanto uma política educacional do Ministério da Educação (MEC) para a formação docente e seu processo de implementação na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) diante da demanda por capacitação profissional no município de Monte Alegre, tendo em vista seu modo de funcionamento, objetivos e intencionalidades, assim como sua área de abrangência no que diz respeito à formação docente no período de 2010-2014. Com o apoio das referências analíticas disponíveis na produção bibliográfica sobre o tema, utilizamos a abordagem qualitativa para a análise das normas reguladoras do PARFOR, das informações disponíveis no site eletrônico que gerencia o processo de inscrição e seleção dos professores – Plataforma Freire, os questionários e as entrevistas realizadas com os coordenadores do PARFOR nos municípios de Santarém e Monte Alegre e com o Secretário de Educação do município de Monte Alegre. A partir desta análise foi possível evidenciar particularidades no processo de implementação deste Plano na Ufopa, seus limites e possibilidades, sucessos e fragilidades, assim como foi possível obter dados quantitativos que revelam o alcance deste Plano no que diz respeito à formação/capacitação de docentes que atuam na Educação Básica pública na região Oeste do Pará.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorBARRETO, Eliane Gracy Lemos-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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