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Título: TECNOLOGIA DIGITAL E EDUCAÇÃO: O CONTEXTO DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM - PARÁ
metadata.dc.creator: TAPAJÓS, Manuela Patricia Porto
Palavras-chave: Educação básica;Tecnologia Digital;Smartphone
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: TAPAJÓS, Manuela Patricia Porto. Tecnologia digital e educação: o contexto do uso de dispositivos móveis para aprendizagem no ensino fundamental II em uma escola pública de Santarém-Pa. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2021. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: The changes, which are increasingly accelerated in the various social sectors, are a hallmark of today's society. The school, as an institution that belongs to this society, also suffers influences and mutations, mainly due to the advances in Information and Communication Technologies (ICTs). In this sense, ICTs have occupied classroom spaces as a proposal for innovation in teaching and learning processes. Thus, understanding the context of the practices and relationships of students and teachers, specifically with mobile technology and the smartphone, is the scope of this research. Accordingly, we propose to verify and understand whether or not these digital technologies interfere in the technology-teacher-student relationship in the classroom environment. It is a qualitative study, in which we resort to literature review through systematic review, documentary and empirical research. The instruments for data collection were: two questionnaires (one for teachers and another for 9th grade students), direct observation, without interference from the researcher, observation field diary. The research participants were students and teachers of the 9th grade of elementary school in a school in the urban area of the municipal network of the city of Santarém-Pará. As for the results: i) the students participating in the research corroborate the PNAD-Continuous study (2017), regarding the great use of the smartphone, connected in chat, social network and games applications; ii) use applications, when requested by the teacher, through the mobile connection, which was occasionally shared between those involved, since access to broadband internet is still a challenge in our city; iii) the use of these devices is distorted from the teacher's proposal, since some students did not opt for employment within the teaching and learning processes, in which the didactic sequence was not successfully completed by the teacher, due to interferences and deviations; iv) difficulties and teacher resistance regarding the practices combined with the technological resources available on the smartphone, whether due to the choice of traditional education, the precarious internet connection, the dispersion of students regarding the use of the device or because they do not feel prepared to perform activities that involve digital technologies. In contrast, there are teachers who promote mechanisms in their activity in which the smartphone appears as a means to achieve a final goal. Thus, the context investigated revealed to us that the practices and relationships of students and teachers with digital technologies in the classroom are linked to infrastructure, training and effective involvement issues of those who make up the community school
Resumo: As mudanças, cada vez mais aceleradas nos diversos setores sociais é uma marca da sociedade atual. A escola, como uma instituição que pertence a essa sociedade, também sofre influências e mutações, principalmente em decorrência dos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Neste sentido, as TICs têm ocupado os espaços de salas de aula como uma proposta de inovação dos processos de ensino e aprendizagem. Assim, compreender o contexto das práticas e das relações dos alunos e professores, em específico com a tecnologia móvel e o smartphone, é o escopo desta pesquisa. Consoante, propomos verificar e entender se há ou não ingerência dessas tecnologias digitais na relação tecnologia-professor-aluno no ambiente da sala de aula. É um estudo de caráter qualitativo, em que recorremos à revisão de literatura através da revisão sistemática, pesquisa documental e empírica. Os instrumentos de coleta de dados foram: dois questionários (um para professores e outro para alunos do 9º ano do ensino fundamental), observação direta, sem interferência da pesquisadora, diário de campo da observação. Os participantes da pesquisa foram alunos e professores do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da área urbana da rede municipal da cidade de Santarém-Pará. Quanto aos resultados: i) os alunos participantes da pesquisa corroboram o estudo da PNADContínua (2017), quanto ao grande uso do smartphone, conectados em aplicativos de conversas, de redes sociais e de jogos; ii) utilizam aplicativos, quando solicitados pelo professor, por meio da conexão móvel, que ocasionalmente era compartilhada entre os envolvidos, pois o acesso à internet de banda larga, ainda é um desafio em nossa cidade; iii) o uso desses dispositivos são distorcidos da proposta do docente, visto que alguns alunos não optaram pelo emprego dentro dos processos de ensino e aprendizagem, no qual a sequência didática não era completada com êxito pelo professor, devido as interferências e desvios; iv) dificuldades e resistência docente quanto às práticas aliadas aos recursos tecnológicos disponíveis no smartphone, seja pela escolha de um ensino tradicional, pela conexão de internet precária, pela dispersão discente quanto ao uso do dispositivo ou por não se sentirem preparados para desempenhar atividades que envolvam as tecnologias digitais. Contrapondo, há professores que promovem em sua atividade mecanismos em que o smartphone figura como meio para alcançar um objetivo final. Assim, o contexto investigado nos revelou que as práticas e as relações dos alunos e professores com as tecnologias digitais em sala de aula estão ligadas às questões infraestruturais, de formação e envolvimento efetivo dos que compõem a comunidade escolar
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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