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Título: Escola de tempo integral no estado do Pará: o estado da questão (2010-2020)
metadata.dc.creator: BARBOSA, Ledyane Lopes
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral;Educação Integral;Políticas Educacionais
Data do documento: 30-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BARBOSA, Ledyane Lopes. Escola de tempo integral no estado do Pará: o estado da questão (2010-2020). Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: The Full Time School in the State of Pará officially became part of the basic education context in 2012 through the implementation of the Full Time School Project. Considering what has been produced about the theme in the northern region is not only a necessity of this investigation, but the main core, insofar as it becomes relevant to understand the contributions of these experiences to the process of integral human formation of students. Based on this assumption, this research aimed to investigate the experience of the Full Time School in the State of Pará, based on the records of academic productions in the format of articles published in periodicals qualification A from the period of 2010 to 2020, the object of study is Full Time School. The methodology was accomplished through a bibliographic research considering the State of the Question (EQ), with the contribution of bibliographic and documentary revision, and the conceptual study about the theme based on: Leclerc and Moll (2012); Gadotti (2009); Costa (2015); Paro et al. (1988) among other authors. The process of construction of the State of the Question (EQ) initially indicated a total of 164 journals linked to the area of education in the 5 Brazilian regions, of this amount, it was obtained the total of 52 journals that presented: Indexing in the database of Educ@ and Web of Science and Qualis A, afterwards a new refinement considering thematic approach of the articles and the time frame (2010-2020), it was reached a total of 10 articles for the composition of the research analysis focus. The results indicated that the elaboration of the State of the Question (EQ) allowed a panoramic view of the researches that discussed about full-time education, especially the researches that sought to analyze the programs that induce the policy of integral education. The mapped and selected production was analyzed through three thematic groups: full-time education; full time school; integral education. The study revealed that the ideal of integral human formation that emerged from the mapped experiences indicated a theoretical approach with the official perspective present in the documents that guide the inductive programs of integral education, that point to the conception of integral liberal-pragmatist education whose pragmatist vision of integral education collaborates to the adaptation of formative processes to the contemporary neoliberal context. Research claims the right to offer qualitative public education and the presence of the State.
Resumo: A Escola de Tempo Integral no Estado do Pará passou a integrar o contexto da educação básica oficialmente a partir do ano de 2012 por meio da implantação do Projeto Escola de Tempo Integral. Considerar o que se tem produzido acerca da temática na região norte constitui não apenas uma necessidade desta investigação, mas eixo central, na medida em que se torna relevante compreender as contribuições destas experiências para o processo de formação humana integral dos estudantes da rede pública. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa objetivou investigar a experiência da Escola de Tempo Integral no Estado do Pará a partir do registro das produções acadêmicas no formato de artigos publicados em periódicos Qualis com estrato A no período de 2010 a 2020, tendo como objeto de estudo a Escola de Tempo Integral. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfica considerando o Estado da Questão (EQ), com aporte da revisão bibliográfica e documental, e do estudo conceitual acerca da temática com base em: Leclerc e Moll (2012); Gadotti (2009); Costa (2015); Paro et al. (1988) dentre outros autores. O processo de construção do Estado da Questão (EQ) apontou inicialmente o total de 164 periódicos vinculados à área da educação nas 5 regiões brasileiras, desse quantitativo chegou-se ao total de 52 periódicos que apresentaram: indexação nas bases de dados do Educ@ e Web of Science e o Qualis A; após novo refinamento considerando aproximação temática dos artigos e o recorte temporal (2010-2020) chegamos ao total de 10 artigos para composição do foco de análise da pesquisa. Os resultados expressam que a elaboração do Estado da Questão (EQ) possibilitou uma visão panorâmica das pesquisas que discorrem acerca da educação de tempo integral, em especial as pesquisas que buscaram analisar os programas indutores da política de educação integral. A produção mapeada e selecionada foi analisada por meio de três agrupamentos temáticos: educação de tempo integral; escola de tempo integral; educação integral. O estudo revelou que o ideal de formação humana integral que surge das experiências mapeadas denota uma aproximação teórica com a perspectiva oficial presente nos documentos que norteiam os programas indutores de educação integral, que sinalizam para concepção de educação integral liberal-pragmatista cuja visão pragmatista de educação integral colabora para adaptação dos processos formativos ao contexto neoliberal contemporâneo. As pesquisas reivindicam o direito a oferta de uma educação pública qualitativa e a presença do Estado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/639
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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