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Título: FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ESTUDANTE DE IES PERIFÉRICA: UM ESTUDO NO CAMPUS DE ÓBIDOS DA UFOPA
metadata.dc.creator: VIANA, Rômulo José da Silva
Palavras-chave: Formação universitária;Aluno novo;IES periférica;Postura epistemológica
Data do documento: 1-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VIANA, Rômulo José da Silva. Formação universitária de estudante de IES periférica: um estudo no campus de Óbidos da Ufopa. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: This work presents the result of a research “University education of students from peripheral HEIs: a study on the Óbidos da Ufopa campus”. It aimed to answer how the new graduate of higher education, belonging to the category of “new student” assisted by a peripheral higher education institution, manifests its relationship with knowledge, what are his objective and subjective dispositions to study and what investments performs to his own training. More specifically, it seeks to discover if the student's epistemological stance towards knowledge: open or closed. The research takes as research subject the student of Pedagogy of the campus of county of Óbidos of the Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, for presenting characteristics analogous to the concept of new student and for being enrolled in an extremely isolated peripheral campus. The work carries out a conceptual study, resuming and discussing essential concepts for understanding the problem as new student, peripheral university, objective and subjective dispositions and epistemological posture (BRITTO, et. al., 2008; CORRÊA, 2017; SANTANA, 2019). It works with the concept of training in Adorno (2005), approaching the concepts of training in Heller (2016) and Freire (2019). The data production as based on a survey made using a google forms formulary sent to 111 students, in order to understand the material conditions of students, study practices, training investments, motivations for higher education. In addition to this, a round of talk meeting was held with four scholarship holders of scientific initiation and extension, to deepen issues related to the epistemological stance and analysis of students regarding the data produced. The Integrated Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa (Academic Activity Management System) was consulted to reached new data to allow better understandig of the construction of the student's academic profile. The analysis of the data conducted to the perception that the student of the campus of Óbidos may be categorized as a “new student”; it also demonstrates that the Óbidos campus takes an tremendous peripheral position in the field of higher education and, specifically to university education, points to the student's stiffened behavior in the face of knowledge (closed epistemological stance) and low personal training investment due to the condition of poverty and little subjective disposition.
Resumo: Este trabalho resulta de investigação sobre a “Formação universitária de estudante de IES periférica: um estudo no campus de Óbidos da Ufopa”. Objetiva responder como o novo ingressante da educação superior, pertencente à categoria de “aluno novo” assistido por instituição de ensino superior periférica, manifesta sua relação com o conhecimento, quais suas disposições objetivas e subjetivas para estudar, que investimentos realiza para formar-se. Mais especificamente, busca descobrir a postura epistemológica do estudante frente ao conhecimento: aberta ou fechada. A pesquisa toma como sujeito de pesquisa o estudante de Pedagogia do campus de Óbidos da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, por apresentar características análogas ao conceito de “aluno novo” e por estar matriculado em campus periférico extremamente isolado. O trabalho realiza estudo conceitual, retomando e discutindo conceitos imprescindíveis para compreensão do problema como aluno novo, IES periférica, disposições objetivas e subjetivas e postura epistemológica (BRITTO, et. al, 2008; CORRÊA, 2017; SANTANA, 2019). Trabalha com o conceito de formação em Adorno (2005), aproximando das concepções de formação do sujeito em Heller (2016) e Freire (2019). Para produção de dados, fez-se uso de enquete por meio de formulário google forms encaminhado a 111 estudantes, no intuito de perceber as condições materiais dos alunos, práticas de estudo, investimentos formativos, motivações para educação superior. Além da enquete, realizou-se roda de conversa com quatro bolsistas de iniciação científica e extensão, para aprofundamento de questões ligadas à postura epistemológica e análise dos estudantes referente aos dados produzidos com a enquete. Consultou-se o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa, para extração de dados que permitiram construir o perfil acadêmico do aluno. A análise dos dados resulta da percepção do pesquisador e impressão da opinião dos estudantes participantes da Roda de Conversa. O resultado do estudo confirma que o estudante do campus se categoriza como aluno novo; demonstra que o campus de Óbidos assume posição periférica no campo da educação superior e, especificamente à formação universitária, aponta comportamento enrijecido do estudante frente ao conhecimento (postura epistemológica fechada) e baixo investimento formativo pessoal em virtude da condição de pobreza e pouca disposição subjetiva.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/642
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