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Título: ENTRE A SALA DE AULA, O RIO E O CIBERESPAÇO: TECNOLOGIAS COMO RECURSOS EDUCATIVOS E DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA
metadata.dc.creator: BONFIM, Samela Cristina da Silva
Palavras-chave: Tecnologias;Educação Ambiental;Meio Ambiente;Amazônia
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BONFIM, Samela Cristina da Silva. Entre a sala de aula, o rio e o ciberespaço: tecnologias como recursos educativos e de conservação ambental na Amazônia. Orientador: Gilson Cruz Júnior. 2021. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: This research focuses on the insertion of technologies in environmental education actions promoted by the Citizen Science Project for the Amazon managed by the "Wildlife Conservation Society" and carried out by Sapopema in Santarém-Pará, with an emphasis on understanding the training roles played by these resources in the scope of fisheries and water quality monitoring. In this sense, it analyzes the activities involving the uses of the mobile application Ictio in the observation of fish migration and the Foldscope, a paper microscope for microbiological analysis of water. The resources were used by students from Escola São Sebastião and Escola Nossa Senhora das Graças, located in the Aracampina and Aldeia Solimões communities, respectively. In terms of methodology, it is characterized as a qualitative research, exploratory and descriptive in nature, adopting the semi-structured interview as the main strategy for data collection and construction, with the participation of a total of 13 (thirteen) students. As a result, it was observed that students were able to identify different aspects of environmental education, technologies and interfaces between them. For the interviewees, the Ictio and Foldscope technologies acquired meanings as a sociability tool, a means to carry out research and search for information, in addition to being an allied resource in environmental conservation actions. Based on their experiences, the interviewees also pointed out some of the limitations related to the presence of technologies in the community and, particularly, in their school, such as infrastructure restrictions, difficulty in accessing the internet, lack of activities that integrate technologies into learning processes. Regarding environmental education, the strengthening of awareness regarding the need for a broad and permanent defense of the ecosystem among most students was highlighted. In the interviews, the protection of the forest was indicated as an essential principle for promoting respect and care for biodiversity. Despite the technical restrictions of schools, students recognize the importance of learning supported by ictio and foldscope technologies, especially with regard to understanding the process of spawning and fish migration. Likewise, the students associated the Project with the promotion of actions related to the environment and sustainability at school, such as participatory data collection involving inhabitants of the region. Finally, it is considered that this integration between members of the same community, entails forms of engagement in defense of the ecosystem, as well as the sharing and collective construction of knowledge through the practical experience of science and research inside and outside the classroom.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco as inserções das tecnologias nas ações de educação ambiental promovidas pelo Projeto Ciência Cidadã para a Amazônia gerido pela “Wildlife Conservation Society” e executado pela Sapopema em Santarém-Pará, com ênfase na compreensão dos papeis formativos cumpridos por esses recursos no âmbito do monitoramento da pesca e da qualidade da água. Nesse sentido, analisa as atividades envolvendo os usos do aplicativo de celular Ictio na observação da migração de peixes e o Foldscope, microscópio de papel para análise microbiológica da água. Os recursos foram utilizados por estudantes da Escola São Sebastião e Escola Nossa Senhora das Graças, situadas na comunidade Aracampina e Aldeia Solimões, respectivamente. No plano metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório e caráter descritivo, adotando a entrevista semiestruturada como estratégia principal para a coleta e construção dos dados, contando com a participação de um total de 13 (treze) estudantes. Como resultado, observou-se que os estudantes foram capazes de identificar diferentes aspectos da educação ambiental, das tecnologias e das interfaces entre ambas. Para os entrevistados, as tecnologias Ictio e Foldscope adquiriram significados como: ferramenta de sociabilidade, meio para a realização de pesquisas e busca por informação, além de recurso aliado em ações de conservação ambiental. Com base em suas experiências, os entrevistados também apontaram algumas das limitações relativas à presença das tecnologias na comunidade e, particularmente, em sua escola, tais como restrições infraestruturais, dificuldade de acesso à internet, escassez de atividades que integram tecnologias aos processos de aprendizagem. Sobre a educação ambiental, destacou-se o fortalecimento da consciência em relação à necessidade de uma ampla e permanente defesa do ecossistema entre a maior parte dos estudantes. Nas entrevistas, a proteção da floresta foi indicada como princípio indispensável à promoção do respeito e cuidado da biodiversidade. Apesar das restrições técnicas das escolas, os estudantes reconhecem a importância das aprendizagens amparadas pelas tecnologias ictio e foldscope, sobretudo no tocante à compreensão sobre o processo de desova e migração de peixes. Do mesmo modo, os estudantes associaram o Projeto à promoção de ações ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade na escola, como a coleta participativa de dados envolvendo habitantes da região. Por fim, considera-se que essa integração entre membros de uma mesma comunidade, enseja formas de engajamento em defesa do ecossistema, bem como a partilha e construção coletiva do conhecimento mediante a vivência prática da ciência e da investigação dentro e fora das salas de aula.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/644
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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