Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/645
Título: AS TDIC E A EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL: um experimento de ensino em AVA.
metadata.dc.creator: SILVA, Manoel Bruno Campelo da
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;Formação de Professores;Experimentação com Tecnologias;AVA;Educação
Data do documento: 28-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Manoel Bruno Campelo da . As TDIC e a EAD na formação de professores de informática educacional: um experimento de ensino AVA. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2021. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
Abstract: This work presents an investigation about the relationship of the Licensee in Educational Informatics (LIE), linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) with the Digital Technologies of Information and Communication (TIC), when they develop activities involving the construction of pedagogical proposals in Virtual Learning Environments (VLE). In order to understand how the students of the Ufopa. Educational Informatics course appropriate TIC for the planning and execution of pedagogical activities for distance education (DE), we have sought to develop activities related to the configuration of an LVE with course proposals for these virtual environments, the elaboration of a teaching experiment carried out during the curricular internship of the Master's Program in Education - PPGE / UFOPA. The theoretical input that subsidized the research activities is based on the conceptions of Selwyn (2011), Kenski (2003a, 2008), Levy (1996, 2000), Perrenoud (1999, 2000), among others. As methodological strategies for obtaining data to support research, we used an approach in the qualitative and quantitative perspective, articulating bibliographic research (OLIVEIRA, 2007), participant observation (MINAYO, 2013) and the teaching experiment, in the perspective of Gonçalves and Marques (2011). The teaching experiment was carried out in the second semester of 2019, in the subject of Fundamentos da EaD, LIE class, admitted in 2017, consisting of 23 students, afternoon shift. The analyzes of information obtained were performed, based on the methodological triangulation (STAKE, 1998) involving the observation moments of the researcher, the teaching experiment developed and the application of a semi-structured questionnaire, at the end of the experiment. The partial results show that, despite the difficulties in having access to technological resources, the internet and devices, the students showed interest in exploring a field of knowledge not previously studied by them and, in addition of this, even though initially, they are able to relate the learning developed in the subject of Fundamentos de Educação à Distância with the needs they are experiencing, given the situation of remote education. With regard to technological appropriation, it was evidenced that the most of the students lack technical knowledge about DICT, so that the LIE course can favor the acquisition of an instrumental domain of technological resources, although it is also in balance with processes of human and emancipatory formation, in which the promotion of collaborative work in learning networks is evidenced.
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre a relação dos Licenciandos em Informática Educacional (LIE), vinculados à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), quando desenvolvem atividades envolvendo a construção de propostas pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Com objetivo de compreender como os discentes do curso de Informática Educacional da Ufopa se apropriam das TDIC para o planejamento e execução de atividades pedagógicas para a educação à distância (EaD), buscou-se desenvolver atividades relacionadas à configuração de um AVA com propostas de cursos para estes ambientes virtuais, articulado à elaboração de um experimento de ensino realizado durante o estágio curricular do Programa de Mestrado em Educação – PPGE/UFOPA. O aporte teórico que subsidiou as atividades de pesquisa está fundamentado nas concepções de Selwyn (2011), Kenski (2003a, 2008), Levy (1996, 2000), Perrenoud (1999, 2000), dentre outros. Como estratégias metodológicas para a obtenção de dados para subsidiar a pesquisa, utilizou-se uma abordagem na perspectiva quali-quantitativa, articulando-se a pesquisa bibliográfica (OLIVEIRA, 2007), a observação participante (MINAYO, 2013) e o experimento de ensino, na perspectiva de Gonçalves e Marques (2011). O experimento de ensino foi realizado no segundo semestre de 2019, na disciplina de Fundamentos da EaD, turma da LIE, ingressos 2017, composta por 23 discentes, turno vespertino. As análises de informações obtidas foram realizadas, com base na triangulação metodológica (STAKE, 1998) envolvendo os momentos de observação do pesquisador, o experimento de ensino desenvolvido e a aplicação de um questionário semiestruturado, ao final do experimento. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos, internet e dispositivos, os discentes demonstraram interesse em explorar um campo do conhecimento até então não estudado por eles e, para além disso, ainda que de forma inicial, conseguem relacionar as aprendizagens desenvolvidas na disciplina de Fundamentos da EaD com as necessidades que estão vivenciando, diante da situação de ensino remoto. Com relação à apropriação tecnológica, evidenciou-se que os discentes, em sua maioria carecem de conhecimentos técnicos sobre as TDIC, de forma que o curso da LIE possa favorecer a aquisição de um domínio instrumental de recursos tecnológicos, mas que, também, esteja em equilíbrio com processos de formação humana e emancipatória, em que o fomento ao trabalho colaborativo em redes de aprendizagem seja evidenciado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/645
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ASTDICeaEAD.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons