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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/671
Título: | A geometria como uma proposta disciplinar para o ensino fundamental: um estudo de campo na escola Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba |
metadata.dc.creator: | SOUZA, Hijaoekes Silva |
Palavras-chave: | Geometria;Ensino Fundamental;Saeb;Ideb;Matemática;Enem |
Data do documento: | 12-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SOUZA, Hijaoekes Silva. A geometria como uma proposta disciplinar para o ensino fundamental: um estudo de campo na escola Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba. Orientador: José Antônio Oliveira Aquino. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/671 Acesso em: |
Abstract: | Geometry is everywhere where the human being is established, giving him the opportunity to investigate through his different knowledge, Mathematics and its diversity. Around 1500 d. C. modern symbolic algebra was taking its first steps, constituting with Arithmetic and Geometry, the disciplinary tripod in the process of teaching and learning, of mathematical knowledge, in European schools. Although Euclidean geometry and arithmetic were already consolidated as disciplines of European school education, this disciplinary tripod lasted until the 20th century, when from 1950 onwards, the school curriculum in the world underwent a modernization and reformulation, which emphasized algebra, with Geometry approached in an intuitive way, to the detriment of the deductible logical process hitherto consolidated. Such changes were established with the Movement of Modern Mathematics (MMM), of global scope, that made of Geometry, Arithmetic and Algebra, contents of the discipline Mathematics. This work brings to the discussion, using Field Research, a pilot project implemented since 2014 at the Centro Educacional Anchieta school, in the municipality of Itaituba-PA, in which the school's pedagogical planning made Geometry a discipline, with workload of 20 hours per month, providing its faculty with a programmatic grid that develops a solid base of the most important geometric concepts of elementary and high school, with the objective of improving the teaching and learning process of Mathematics, and consequently reducing the repetition and obtain better results in national evaluations, and in particular ENEM. To this end, a schedule of all geometric content to be worked on every two months, from the 6th to the 9th grade of elementary school, in conjunction with algebra and arithmetic, was created, looking for skills and competences available in the PCN and BNCC. The research shows that the emphasis on the study of Geometry, with specific classes on this theme, combined with new educational methodologies and technologies, succeeded in reducing repetition and significantly improved the average of the students' grades in the ENEM exam. The work also presents the opinion of Mathematics teachers, from the municipality of Itaituba, about the adoption of Geometry as a discipline. |
Resumo: | A Geometria está em todos os lugares em que o ser humano se estabeleça lhe dando oportunidade de investigar através de seus diferentes saberes, a Matemática e sua diversidade. Por volta de 1.500 d. C. a Álgebra simbólica moderna dava os seus primeiros passos, constituindo com a Aritmética e a Geometria, o tripé disciplinar no processo de ensino e aprendizagem, do conhecimento matemático, nas escolas europeias. Embora a Geometria euclidiana e a aritmética já estivessem consolidas como disciplinas da formação escolar europeia, esse tripé disciplinar perdurou até o século XX, quando a partir 1950, o currículo escolar no mundo passou por uma modernização e reformulação, que deu ênfase à álgebra, com a Geometria abordada de forma intuitiva, em detrimento ao processo lógico dedutível até então consolidado. Tais mudanças foram estabelecidas com o Movimento da Matemática Moderna (MMM), de âmbito global, que fez da Geometria, Aritmética e Álgebra, conteúdos da disciplina Matemática. Este trabalho traz para a discussão, utilizando-se da Pesquisa de Campo, um projeto piloto implantado a partir de 2014 na escola Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba-PA, no qual o planejamento pedagógico da escola tornou a Geometria uma disciplina, com carga horária de 20 h mensais, disponibilizando ao seu quadro de docentes uma grade programática que desenvolvesse uma base sólida dos conceitos geométricos mais importantes do ensino fundamental e médio, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e consequentemente diminuir a repetência e obter melhores resultados nas avalições nacionais, e em especial o ENEM. Para tanto, foi criado um cronograma de todos os conteúdos geométricos a serem trabalhos bimestralmente, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de forma conjunta com a álgebra e a aritmética, buscando habilidades e competências dispostas nos PCN e na BNCC. A pesquisa mostra que a ênfase no estudo da Geometria, com aulas específicas deste tema, aliada às novas metodologias e tecnologias educacionais, logrou êxito na diminuição da repetência e melhorou significativamente a média das notas dos discentes no exame do ENEM. O trabalho ainda apresenta a opinião de professores de Matemática, do município de Itaituba, acerca da adoção da Geometria como uma disciplina. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/671 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
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