Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/695
Título : Análise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na Ufopa
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Lílian Aquino
Palabras clave : Educação superior;Avaliação;Desenvolvimento institucional;Educação -- Amazônia
Fecha de publicación : 15-mar-2017
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : OLIVEIRA, Lílian Aquino. Análise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na Ufopa. Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2017. 164 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/695. Acesso em:
Resumen : This research problematized the institutional evaluation of the Federal University of Western Para, within Sinaes. The overall objective was to analyze the implementation and the initial process of institutional evaluation in the period from 2012 to 2014. It is a study guided by the national policy of evaluation of universitary education, based on a qualitative approach, anchored in bibliographical research, Documentary and empirical. In order to support the analysis, we supporting in authors who understand evaluation in their emancipatory conception, such as Dias Sobrinho, Rothen, Ristoff and Queiroz, among others. Analyzing the current national policy for the evaluation of universitary education required the knowledge of the legal apparatus pertinent to Sinaes in order to understand the materialization of the System in the study's locus. The analysis of the collected data was made from categories that emerged from the research itself, and are described in the development of the dissertation. Among the conclusions allowed by the study, we emphasize that Ufopa conceives evaluation as an instrument to be associated with planning and management for the promotion of institutional development, but has not yet been able to materialize as an institutional culture. The study also points out the need for the Institution to advance in the promotion of evaluation in its formative perspective, overcoming the merely regulatory perspective that has been imposed by the System on universitary education institutions in general. Thus, it will become possible that the institutional evaluation is imbricated to the planning and management, with self-referenced processes originating from the permanent reflection of Ufopa's daily life.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa problematizou a avaliação institucional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no âmbito do Sinaes. Teve como objetivo geral analisar a implantação e o processo inicial de avaliação institucional no período de 2012 a 2014. Trata-se de um estudo à luz da política nacional de avaliação da educação superior, a partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Com vistas a dar sustentação às análises, nos apoiamos em autores que compreendem a avaliação em sua concepção emancipatória, como Dias Sobrinho, Rothen, Ristoff e Queiroz, entre outros. Analisar a atual política nacional de avaliação da educação superior exigiu o conhecimento do aparato legal pertinente ao Sinaes, a fim de compreender a materialização do Sistema na instituição lócus do estudo. A análise dos dados coletados foi realizada a partir de categorias que emergiram da própria pesquisa, e estão descritas no desenvolvimento da dissertação. Entre as conclusões permitidas pelo estudo, destacamos que a Ufopa concebe a avaliação como instrumento a ser associado ao planejamento e à gestão para a promoção do desenvolvimento institucional, porém ainda não conseguiu concretizá-la enquanto cultura institucional. O estudo aponta, também, a necessidade da Instituição avançar no fomento da avaliação em sua perspectiva formativa, superando a perspectiva meramente regulatória que tem sido imposta pelo Sistema às instituições de ensino superior de modo geral. Assim, tornar-se-á possível que a avaliação institucional esteja imbricada ao planejamento e gestão, com processos autorreferenciados, oriundos da reflexão permanente do cotidiano da Ufopa.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/695
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Diss_AnalisedaImplantacaoedoProcesso....pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons