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Título: Rabiscos na ponta do lápis: concepções de língua, linguagem, ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: PIMENTEL, Anna Paula Ramos
Palavras-chave: Leitura;Escrita;Gêneros textuais;. Ensino;Olimpíada de Língua Portuguesa;Língua Portuguesa
Data do documento: 5-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PIMENTEL, Anna Paula Ramos. Rabiscos na ponta do lápis: concepções de língua, linguagem, ensino e aprendizagem. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2017. 170 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: Acesso em:
Abstract: This research is articulated with the Group of Reading, Research and Intervention in Reading, Writing and Literature in the School (LELIT), which, in turn, is connected to the line of re-search Educational Practices, Languages and Technologies / PPGE-UFOPA. Its general objective is to identify the conception of teaching and learning of reading and writing that emanates from the magazine Na ponta do lápis of the Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – OLP, within the general framework that is drawn from the conception of reading writing teaching of the contemporary Brazilian education. Apparently, the OLP is only a text contest, but, in addition, it intends to offer teachers an opportunity for training, betting on the idea that teachers can experience a methodology of language teaching that works with textual genres through didactic sequences. Although the contribution of the OLP to the teaching of Portuguese Language is recognized, with the adoption of textual genres in its policy of teacher training, its pedagogical material and the production of text for the competition, this research investigated conceptual and underlying the proposal. The twenty-nine maganizes, produced from 2005 to 2017, were analyzed in their sections and classified in voices A, B, C and D according to the methodology adopted. Each section was examined considering the following categories: language; reading; teaching and learning; subject and authorship; teach-ing proposals and teacher; included in the guiding questions of the research. The overall study of the journals shows that the OLP (as voice A, official) intends to contribute to the formation of Portuguese-speaking teachers, from the conception that language has as interaction process, that is, users of the language or interlocutors interact as subjects who occupy social places and speak and hear of these places according to imaginary formations (images) that society estab-lishes, conceiving language as a living, flexible system that varies, that is, as a social phenomenon. In addition, the OLP is a program that has partners, intellectuals, artists and other teachers (other voices in existence), who seek to speak according to the voice of the institution, making us aware that the voices present in PL do not contradict the OLP, but maintains dia-logue with the conception of teaching and learning proposed by it and is concerned with the emancipation of the subjects involved in the whole process.
Resumo: Esta pesquisa articula-se com o grupo de Leitura, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT), o qual, por sua vez, está ligado à linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias PPGE-UFOPA. Tem como objetivo geral identificar a concepção de ensino e aprendizagem de leitura-escrita que emana da revista Na ponta do lápis (PL) da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – OLP, dentro do quadro geral que se desenha de concepção de ensino de leitura-escrita da educação brasileira contemporânea. Aparentemente, a OLP é apenas um concurso de textos, mas, para além disso, pretende oferecer aos professores oportunidade de formação, apostando na ideia de que os professores possam vivenciar a metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Embora se reconheça a contribuição da OLP para o ensino de Língua Portuguesa tendo a adoção dos gêneros textuais em sua política de formação de professores, do seu material pedagógico e da produção de texto para a competição, investigou-se nesta pesquisa questões conceituais e metodológicas subjacentes à proposta. As vinte e nove revistas, produzidas de 2005 até 2017 foram analisadas em suas seções e classificadas em vozes A, B, C e D de acordo com a metodologia adotada. Cada seção foi examinada considerando as seguintes categorias: língua; leitura; ensino e aprendizagem; sujeito e autoria; propostas de ensino e professor; incluídas nas questões norteadoras da pesquisa. O estudo global das revistas mostra que a Olimpíada (como voz A, oficial) entende contribuir para a formação de professores de língua portuguesa, a partir da concepção que tem a linguagem como processo de interação, isto é, em que os usuários da língua ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares sociais e falam e ouvem desses lugares de acordo com formações imaginárias (imagens) que a sociedade estabelece, concebendo a língua como sistema vivo, flexível, que varia, ou seja, realizando-se como fenômeno social. Além disso, a OLP é um programa que tem parceiros, intelectuais, artistas e demais professores (outras vozes existentes), que procuram falar de acordo com a voz da instituição, deixando-nos cientes de que as vozes presente na PL não contrariam a OLP, mas mantém diálogo com a concepção de ensino e aprendizagem proposto por ela e estão preocupados com a emancipação dos sujeitos envolvidos em todo o processo.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/698
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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