Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/701
Título: O perfil do egresso no curso de licenciatura em pedagogia Parfor na Ufopa
metadata.dc.creator: SILVA JÚNIOR, Adarlindo Vasconcelos da
Palavras-chave: Educação superior;Política de Formação de Professores;Estágio Supervisionado;Parfor
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA JÚNIOR, Adarlindo Vasconcelos da. O perfil do egresso no curso de licenciatura em pedagogia Parfor na Ufopa. Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. Coorientadora: Tania Suely Azevedo Brasileiro. 2017. 172 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: Acesso em:
Abstract: The policy of teacher education in basic education has in pedagogy an important foundation for the construction of the fundamentals necessary for the formation of the professional profile of teachers. This pedagogical practice finds in the supervised curricular stage an environment conducive to the pedagogical practices inherent to the initial training course, associating the studied theory with the practice of the school daily life of the students of the Pedagogy / PARFOR course at UFOPA. In this context, the following question arises: In what way does the National Vocational Training Policy of the Basic Education Magisterium (PARFOR) contribute to the formation of the UFOPA Pedagogy / PARFOR 2012 egress profile? This questioning gave origin to the research, whose general objective was to analyze the impact of PARFOR on the profile of the egress profile of the Undergraduate Degree in Pedagogy / PARFOR 2012 of UFOPA. In this study the following categories are analyzed: professional teacher profile, learning necessary for the formation of the egress, and contributions of the curricular internship supervised in PARFOR. The research in question is descriptive, with a quali-quanti approach, obtained from the case study of 12 students who graduated from Pedagogy / PARFOR - year 2012, from UFOPA in Santarém and covers three dimensions: I. Legal Documents; II. Coordinator of PARFOR / Teacher of UFOPA's supervised curricular traineeship; and III. Registered students of the Pedagogy / PARFOR 2012 group of UFOPA. The interpretation of the data is based on the content analysis of Bardin (2011), the empirical analysis of categories is based on the interactive triangulation of data of (DENZIN, 1970) adapted by Brazilian (2002). The analysis of the theories that underlie the process of the formation of the professional profile allows the teacher to infer that Brazil has been strongly influenced by European colonizers and international organizations in the dictates of the directions of Brazilian educational policy, which has resulted in the elaboration of policies for the formation of teachers at the national level, such as PARFOR. In the light of this study, PARFOR had a positive impact on the formation of the professional profile of teachers, as it increased their level of qualification, income distribution, socio-economic condition and social and professional valorization. However, it also had a negative impact insofar as it weakened the autonomy of basic education professionals by restricting the participation of these agents in the elaboration of policy decisions that are moving towards the innovative paradigm. It is also concluded that the reflective experience of the supervised curricular internship environment is fundamental for the formation of the professional profile of teachers, especially for first-degree students, since it places them before the ethical and decisive commitment to seek improvements in their professionalization when reviewing teacher, within the Amazonian reality.
Resumo: A política de formação de professores no âmbito da educação básica tem na pedagogia um importante alicerce para a construção dos fundamentos necessários à formação do perfil profissional docente. Esse fazer pedagógico encontra no estágio curricular supervisionado um ambiente propício para as práticas pedagógicas inerentes ao curso de formação inicial, associando a teoria estudada à pratica do cotidiano escolar dos estudantes do curso de Pedagogia/PARFOR da UFOPA. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: De que maneira a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) contribui para a formação do perfil do egresso de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA? Este questionamento deu origem à pesquisa, cujo objetivo geral foi analisar o impacto do PARFOR na formação do perfil do egresso da turma de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. Neste estudo são analisadas as seguintes categorias: perfil profissional docente, aprendizagens necessárias à formação do egresso, e contribuições do estágio curricular supervisionado no PARFOR. A pesquisa em pauta é do tipo descritiva, com abordagem quali-quanti, obtida a partir do estudo de caso de 12 alunos egressos do curso de Pedagogia/PARFOR – ano 2012, da UFOPA em Santarém e abrange três dimensões: I. Documentos Legais; II. Coordenador do PARFOR/Docente do estágio curricular supervisionado da UFOPA; e III. Discentes egressos da turma de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. A interpretação dos dados está pautada na análise de conteúdos de Bardin (2011), a análise empírica de categorias apoia-se na triangulação interativa de dados de (DENZIN, 1970) adaptada por Brasileiro (2002). A análise das teorias que fundamentam o processo de formação do perfil profissional docente permite inferir que o Brasil sofreu fortes influências dos colonizadores europeus e dos organismos internacionais nos ditames dos rumos da política educacional brasileira, que teve como consequência a elaboração de políticas para a formação de professores da educação básica em âmbito nacional, como é o caso do PARFOR. Diante deste estudo, conclui-se que o PARFOR teve impacto positivo na formação do perfil profissional docente na medida em que elevou seu nível de qualificação, distribuição de renda, condição sócio econômica e valorização social e profissional. No entanto, também teve impacto negativo na medida em que enfraqueceu a autonomia dos profissionais da educação básica restringindo a participação desses agentes na elaboração das decisões de políticas que caminham na direção do paradigma inovador. Conclui-se, ainda, que a vivência reflexiva do ambiente do estágio curricular supervisionado é fundamental para a formação do perfil profissional docente, sobretudo para o egresso de primeira licenciatura, uma vez que o coloca diante do compromisso ético e decisivo de buscar melhorias na sua profissionalização ao rever-se professor, dentro da realidade Amazônica.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/701
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss_OperfildoEgressonoCurso.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons