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Título: É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar: a co rporeidade da pessoa com deficiência visual
metadata.dc.creator: TEIXEIRA, Andressa Karoline Santana
Palavras-chave: Educação;Corpo;Corporeidade;Deficiência visual
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: TEIXEIRA, Andressa Karoline Santana. É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar: a co rporeidade da pessoa com deficiência visual. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. 2022. 159f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/727
Abstract: The body brings with it different languages and meanings, through which relationships are established in which other people, other beings, things that are in the surroundings, the world are involved. Therefore, this research takes a look at the body, seeing it in its existential totality, constituting itself as the purest presence of the human being in the world. It is considered that each subject must be understood from their specificities and individualities. Therefore, the study aims to understand the body conceptions of students with visual impairment in public schools in Santarém-PA, in the light of the corporeality approach. It is noteworthy that perceiving is individual and intrinsic according to the experience of each being, so no one better to talk about a visually impaired body than himself, because he is the one who daily lives all his difficulties, potentialities, establishes his relationships, perceives and launches itself into the world. In this study, a qualitative descriptive research was chosen. The theoretical/methodological framework is based on the assumptions of the phenomenon of corporeality. This research was developed with visually impaired students who were attending high school in public schools in the municipality of Santarém - Pará. The methodological instruments used for data production were: participant characterization questionnaire and semi-structured interview. Data were analyzed using the Elaboration and Analysis of Units of Meaning. The research results made it possible to understand that people with visual impairments have conceptions of the body that have different senses and meanings, moving between biological and mechanical concepts, but also approaching the approach of corporeality, which considers the body as existence and experience. Of being in the world. It is believed that the discussions outlined in this study about the communication established between corporeity and visual impairment will contribute to provide a better foundation and knowledge to professionals from different areas of knowledge, especially those of education, in order to dialogue with different bodies, and through this interaction, establish a meaningful learning considering the different ways of teaching, learning and relating.
Resumo: O corpo traz em si diferentes linguagens e significados, por meio dele se estabelecem relações nas quais estão envolvidas outras pessoas, outros seres, as coisas que se encontram no entorno, o mundo. Por conseguinte, esta pesquisa lança olhares acerca do corpo, vendo-o em sua totalidade existencial, constituindo-se como a mais pura presença do ser humano no mundo. Considera-se que cada sujeito deve ser entendido a partir de suas especificidades e individualidades. Diante disso, o estudo tem como objetivo compreender as concepções de corpo de alunos com deficiência visual de escolas públicas de Santarém-PA, à luz da abordagem da corporeidade. Destaca-se que o perceber é individual e intrínseco de acordo com a vivência de cada ser, então ninguém melhor para falar de um corpo com deficiência visual se não ele mesmo, pois é ele quem vive cotidianamente todas as suas dificuldades, potencialidades, estabelece suas relações, percebe e se lança ao mundo. Neste estudo optou-se pela pesquisa descritiva de cunho qualitativo. A estrutura teórico/metodológica baseia-se nos pressupostos do fenômeno da corporeidade. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes com deficiência visual que estavam cursando o ensino médio em escolas públicas do município de Santarém – Pará. Os instrumentos metodológicos utilizados para a produção de dados foram: questionário de caracterização do participante e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados da pesquisa possibilitaram compreender que as pessoas com deficiência visual, possuem concepções de corpo que apresentam diferentes sentidos e significados, transitando entre conceitos biologistas e mecânicos, mas também que se aproximam da abordagem da corporeidade, que considera o corpo como a existência e experiência do ser no mundo. Acredita-se que as discussões traçadas neste estudo acerca da comunicação estabelecida entre a corporeidade e deficiência visual contribuirão para possibilitar um melhor embasamento e conhecimento aos profissionais das diversas áreas do conhecimento, em especial os da educação, afim de dialogarem com os diferentes corpos, e por meio desta interação, estabelecerem uma aprendizagem significativa considerando as diversas formas de ensinar, aprender e se relacionar.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/727
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