Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Título: O que posso aprender com as fábulas infantis? Um estudo com mães e filhos sobre Habilidades Sociais
metadata.dc.creator: AMÉRICO, Daniela dos Santos
Palavras-chave: Habilidades Sociais;Narrativas;Infância
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: AMÉRICO, Daniela dos Santos. O que posso aprender com as fábulas infantis? Um estudo com mães e filhos sobre Habilidades Sociais. Orientadora: Irani Lauer Lellis. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Abstract: Children's narratives can contribute to the development of the habit of reading and the development of social skills in children. The research aimed to: a) Identify possible contents of social skills classes in fables; b) Assess children's social skills before and after reading fables. Ten children participated in the research, who responded to the Social Skills Assessment System (SSRS/BR), in two moments: before the presentation of seven children's fables and after their presentation. The fables were pre-selected by members of the Social Skills Laboratory - LEHS - for presenting characteristics of children's social skills in their narrative. There was a change in the data referring to the responses in the self-assessment of Social Skills. However, the data showed the need to evaluate other resources, variables and methods such as: durability of time before and after children watch the fables, investigation using a control group, reapplication of the study outside the context of a pandemic, larger sample of participants; application of the inventory in person and presentation of the fables in other ways, through dramatization, reading, etc., to expand the possibilities of investigation and, consequently, of concise results in the work with social skills in different contexts.
Resumo: As narrativas infantis podem contribuir no desenvolvimento do hábito de ler e no desenvolvimento das habilidades sociais em crianças. A pesquisa teve como objetivos a) Identificar possíveis conteúdos das classes de habilidades sociais nas fábulas; b) Avaliar as habilidades sociais das crianças antes e após a leitura de fábulas. Participaram da pesquisa dez crianças, que responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS/BR), em dois momentos: antes da apresentação de sete fábulas infantis e após sua apresentação. As fábulas foram pré- selecionadas por membros do Laboratório de Habilidades Sociais - LEHS – por apresentar características de Habilidades sociais infantis em sua narrativa. Verificouse alteração dos dados referentes às respostas na autoavaliação de Habilidades Sociais. Entretanto, os dados mostraram a necessidade de se avaliarem outros recursos, variáveis e métodos tais como: durabilidade do tempo antes e após as crianças assistirem às fábulas, investigação mediante grupo controle, reaplicação do estudo fora do contexto de pandemia, amostra maior de participantes; aplicação do inventário de forma presencial e apresentação das fábulas de outras maneiras, mediante dramatização, leitura etc, para expandir as possibilidades de investigação e, consequentemente, de resultados concisos no trabalho com as habilidades sociais em contextos diversos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_OQuePossoAprender.pdf846,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.