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Título: Reflexões sobre a filosofia no Ensino Médio: o ensino de filosofia na rede escolar privada de Santarém-PA entre 2005 e 2021
metadata.dc.creator: ARAÚJO, José Kennedy Oliveira de
Palavras-chave: Educação;Ensino;Filosofia;Escola Privada
Data do documento: 10-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ARAÚJO, José Kennedy Oliveira de. Reflexões sobre a filosofia no Ensino Médio: o ensino de filosofia na rede escolar privada de Santarém-PA entre 2005 e 2021. Orientador: Gilberto César Lopes Rodrigues. 2021. 68f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/734
Abstract: Our objective was to diagnose the teaching of Philosophy in the context of High School, taking the reality of the private school network in the city of Santarém-PA, from the perspectives of teachers and managers involved in this process. The research is born from my experience as a Philosophy teacher in the private education network and the reflections resulting from this experience. The present work starts from a qualitative approach of exploration and the theoretical foundation of the research is established from Gallo (2006 and 2012) and Severino (2010). A survey was carried out with the CAPES database and the repositories of the Federal University of Pará (UFPA) and the Federal University of Western Pará (UFOPA), through which we could see the need for further research related to the teaching of Philosophy in Western region of Pará between 2005 and 2021. The empirical research was carried out from structured and open interviews with Philosophy teachers and High School pedagogical coordinators who work or have worked in Philosophy teaching in the context of private education. From the research, we were able to verify that the teaching of the discipline of Philosophy in the private school network of Santarém is marked by contradictions and weaknesses, and the discipline is still treated in a secondary and stigmatized way, affecting the quality of teaching and resulting in a process of devaluation of the teacher of this discipline.
Resumo: Nosso objetivo foi diagnosticar o ensino da disciplina de Filosofia no contexto do Ensino Médio, tendo como recorte a realidade da rede escolar privada do município de SantarémPA, a partir das perspectivas de docentes e gestores envolvidos nesse processo. A pesquisa nasce a partir da minha experiência enquanto professor de Filosofia na rede privada de ensino a as reflexões decorrentes dessa vivência. O presente trabalho parte de uma abordagem qualitativa de exploração e o fundamento teórico da pesquisa institui-se a partir de Gallo (2006 e 2012) e Severino (2010). Foi realizado levantamento junto ao banco de dados da CAPES e dos repositórios da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelas quais pudemos constatar a necessidade de fomentos de mais pesquisas relacionadas ao ensino da Filosofia na região Oeste do Pará entre 2005 e 2021. A pesquisa empírica foi realizada a partir de entrevistas estruturadas e abertas junto a professores de Filosofia e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio que atuam ou atuaram na docência de Filosofia no contexto do ensino privado. A partir da pesquisa, pudemos constatar que o ensino da disciplina de Filosofia na rede escolar privada de Santarém é marcado por contradições e fragilidades, sendo a disciplina ainda tratada de forma secundária e estigmatizada, afetando a qualidade de ensino e acarretando com isso, um processo de desvalorização do professor desta disciplina.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/734
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