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Título: Formação de professores/as para o ensino das relações étnico-raciais em cursos de Pedagogia no Estado do Pará
metadata.dc.creator: AMARANTE, Karolina Carvalho do
Palavras-chave: Formação de professores;Educação das Relações Étnico-Raciais;Currículo;Cursos de Pedagogia;Universidade Pública
Data do documento: 14-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: AMARANTE, Karolina Carvalho do.Formação de professores/as para o ensino das relações étnico-raciais em cursos de Pedagogia no Estado do Pará . Orientador: Gilberto César Lopes Rodrigues. 2022. 238f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/736
Abstract: The research investigates the training of teachers for ethnic-racial relations, in Pedagogy courses at four federal public universities located in the State of Pará (Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal do Pará, Federal University of the West of Pará - UFOPA, Federal Rural University of the Amazon - UFRA and Federal University of the South and Southeast of Pará -UNIFESSPA) in the perspective of Law No. 11.645/08 and Resolution CNE/CP 01/2004. It seeks to reveal: To what extent has the inclusion of Teaching for Education of Ethnic-Racial Relations in the curriculum of Pedagogy courses at these universities contributed to qualify teachers for the promotion of an anti-racist education? For this, we used bibliographic and documental research, in the perspective of understanding educational policies for the ethnic-racial theme from the 90's onwards, its advances, limits and contradictions through a survey of academic productions on the researched object and documents produced by the researched institutions such as the Pedagogical Course Projects (PPC). In addition, we applied questionnaires to professors who teach subjects about ERER in their respective courses, with the objective of knowing the training of professors who teach ERER contents and what their conceptions and experiences about the inclusion of this policy in teacher education are /at. The results point to advances in terms of the presence of subjects related to ethnic-racial issues, but we identified that the course of formation of the courses seeks to satisfy legal demands in a peripheral and protocol way, without incorporating into the institutional demands of the perspective of an anti-racist education.
Resumo: A pesquisa investiga a formação de professores para as relações étnico-raciais nos cursos de Pedagogia de quatro universidades públicas federais situadas no Estado do Pará (Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA) na perspectiva da Lei n° 11.645/08 e da Resolução CNE/CP 01/2004. Busca-se desvelar: Em que medida a inclusão do Ensino para a Educação das Relações Étnico-raciais no currículo dos cursos de Pedagogia dessas universidades tem contribuído para qualificar docentes para a promoção de uma educação antirracista? Para isso, utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de compreender as políticas educacionais para a temática étnico-racial a partir da década de 90, seus avanços, limites e contradições por meio de um levantamento de produções acadêmicas sobre o objeto pesquisado e documentos produzidos pelas instituições pesquisadas como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Além disso, realizamos a aplicação de questionários aos docentes que ministram disciplinas sobre a ERER nos respectivos cursos, com o objetivo de conhecer a formação dos docentes que ministram os conteúdos da ERER e quais suas concepções e experiências sobre a inclusão dessa política na formação de professores/as. Os resultados apontam avanços no que concerne a presença de disciplinas relativas às questões étnico-raciais, porém identificamos que o percurso de formação dos cursos busca satisfazer as demandas legais de forma periférica e protocolar, sem a incorporação nas demandas institucionais da perspectiva de uma educação antirracista.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/736
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