Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Título: Leitura-escrita na pré-escola: percepções e prática de uma professora em Santarém-PA.
metadata.dc.creator: SILVA, Leide Daiana Marques da
Palavras-chave: Leitura-escrita;Educação Infantil;Teoria histórico-cultural
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Leide Daiana Marques da. Leitura-escrita na pré-escola: percepções e prática de uma professora em Santarém-PA. Orientadora: Sinara Almeida da Costa. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Abstract: The present research understands that reading-writing is often an activity that occupies a large part of the work with children in child education, especially from 4 years of age onwards. Given that it is a topic that has generated controversy and contradictions in the area, we chose to verify the tension surrounding the work with reading-writing in preschool through the perceptions and practice of a teacher. We understand that the individual, as a unit in society, is extremely complex and carries elements of the collectivities of its specific social context. Therefore, we traced a path of analysis that begins in life experiences and moves towards the collective structures that formed the teacher's perceptions and how she has been practicing reading-writing in the activity room with the children. There is direct dialogue, therefore, with the studies of Vigotski (1996; 2000; 2001; 2003; 2018a; 2018b) and their collaborators, Luria (2018) and Leontiev (2004; 2017), pioneering scholars of Historical-Cultural Theory. Data production was based on non-participant observation and interviews inspired by the recurrent model (LEITE; COLOMBO, 2015). The records were made in a field diary, footage and photographs, later analyzed with the support of the evidential paradigm, by Ginzburg (1989; 2006). The data reveal the predominance of everyday knowledge about pedagogical practice with reading-writing in the analyzed preschool class. We noticed that the spaces and moments of routine in which reading-writing manifested itself more frequently were limited to the interior of the activities room and in a strict manner. We also noted that the factors that generated tension in the teacher's reports and actions, in her perceptions and attitudes regarding the subject of this study, were related to the basis of her academic education and were maintained due to the prevalence of knowledge arising from fragile interpretations, inherent to different pedagogical trends and present in the daily life of the school, crystallized in the practices and little or never questioned by those who deal with daily school life.
Resumo: A presente pesquisa entende que a leitura-escrita é, com frequência, uma atividade que ocupa grande parte do trabalho com crianças na Educação Infantil, sobretudo a partir dos 4 anos de idade. Tendo em vista ser um tema que tem gerado polêmicas e contradições na área, optamos em verificar a tensão em torno do trabalho com a leitura-escrita na pré-escola através das percepções e prática de uma professora. Entendemos que o indivíduo, enquanto unidade na sociedade, é extremamente complexo e carrega em si elementos das coletividades de seu contexto social específico. Sendo assim, traçamos um caminho de análise que inicia nas experiências de vida e envereda para as estruturas coletivas que formaram as percepções da professora e como esta vem praticando a leitura-escrita na sala de atividades junto às crianças. Há interlocução direta, portanto, com os estudos de Vigotski (1996; 2000; 2001; 2003; 2018a; 2018b) e seus colabores, Luria (2018) e Leontiev (2004; 2017), estudiosos precursores da Teoria HistóricoCultural. A produção dos dados se deu a partir da observação não participante e de entrevistas inspiradas no modelo recorrente (LEITE; COLOMBO, 2015). Os registros foram feitos em diário de campo, filmagens e fotografias, posteriormente analisados com o apoio do paradigma indiciário, de Ginzburg (1989; 2006). Os dados revelam o predomínio do saber cotidiano sobre o fazer pedagógico com a leitura-escrita na turma de pré-escola analisada. Percebemos que os espaços e os momentos da rotina em que a leitura-escrita se manifestou com mais frequência limitaram-se ao interior da sala de atividades e de maneira estrita. Notamos ainda que os fatores que geraram tensão nos relatos e ações da professora, em suas percepções e atitudes no que se refere ao tema desse estudo, estavam relacionados à base de sua formação e foram mantidos por conta da prevalência de um saber advindo de interpretações rasas, inerentes a diferentes tendências pedagógicas e presentes no cotidiano da escola, cristalizadas nas práticas e pouco ou nunca questionadas pelos que lidam diariamente com o cotidiano escolar.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/737
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Leitura-escritaNaPré-escola.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.