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Título: A precarização do trabalho docente na educação infantil no Município de Santarém/PA
metadata.dc.creator: VIANA, Lúcia Pinto
Palavras-chave: Precarização;Trabalho docente;Educação Infantil;Neoliberalismo
Data do documento: 10-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VIANA, Lúcia Pinto. A precarização do trabalho docente na educação infantil no Município de Santarém/PA. Orientador: André Dioney Fonseca. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/740
Abstract: The present research has as its theme the precariousness of the teaching work in Kindergarten in the municipality of Santarém, state of Pará. To contextualize the researches problem, we made an analysis of the aspects involving the neoliberal policies and their configurations in the socio-political scenario, followed by a discussion about Kindergarten and the professionals involved in this educational segment historically marked by the welfare state perspective. With this, the analyzed time frame comprises the years of 2010 to 2020, which justifies itself exactly because in 2010 there was a reconfiguration of Kindergarten in the country and in the municipality of Santarém, remaining in the year 2020, when this article was developed. The theoretical contributions are based on the conceptions of authors such as Mészaros (2002), Oliveira (2009), Saviani (2009), Antunes (2009), Marsiglia (2011), Fonseca, Colares and Costa (2018), as well as studies about neoliberal policies by Gérard Duménil and Dominique Lévy (2007). We also highlight authors who speak specifically about the precariousness of the teaching work in Kindergarten, such as Solimões (2005) Costa (2018) and Bertocelli (2006). The methodology used is based on bibliographic research, document surveys based on current legislation, elaborated and disseminated by the Ministry of Education - MEC; National Education Plan - PNE, LDB - Law No. 9.394/96; and the Municipal Laws governing education. Furthermore, semi-structured interviews were done with five teachers from the Kindergarden municipal network, so we may have a dimension of how these current legislations affect the work of Kindergarden teachers. This set of sources served to verify that the educational policies in the decades, conceived under the logic of neoliberal policies, did not seek to value the last professionals of the first stage.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a precarização do trabalho docente na Educação Infantil do município de Santarém, estado do Pará. Para contextualizarmos o problema identificamos os aspectos que envolvem as políticas neoliberais e sua configuração no cenário políticosocial, seguindo-se a uma discussão acerca da educação infantil e dos profissionais envolvidos nesse segmento educacional historicamente marcado pela perspectiva assistencialista. O recorte temporal analisado compreende os anos 2010 a 2020, temporalidade que se justifica exatamente porque, em 2010, houve uma reconfiguração da Educação Infantil no país e no município de Santarém, que permaneceu no ano 2020, momento em que este trabalho foi desenvolvido. Os aportes teóricos se apoiam nas concepções de autores como Mészáros (2002), Oliveira (2009), Saviani (2009), Antunes (2009), Marsiglia (2011), Fonseca, Colares e Costa (2018), bem como os estudos sobre políticas neoliberais de Gérard Dumenil e Dominique Lévy (2007). Destacamos também autores que falam especificamente sobre a precarização do trabalho docente na educação Infantil, como Solimões (2005), Costa (2018) e Bertocelli (2006). A Metodologia empregada pauta-se na pesquisa bibliográfica e no levantamento documental com base nas legislações vigentes, elaborado e divulgado pelo Ministério da Educação - MEC; Plano Nacional de Educação- PNE, LDB- Lei n° 9.394/96; e Leis municipais que regem a educação. Além disso, para termos uma dimensão sobre como essas legislações vigentes atingem o trabalho dos professores do Ensino Infantil, realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor da rede municipal do Ensino Infantil. Esse conjunto de fontes serviu para verificarmos que as políticas educacionais nas últimas décadas, pensadas sob a lógica das políticas neoliberais, não buscaram a valorização dos profissionais da primeira etapa de ensino.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/740
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