Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Título: A instrução em Santarém de 1935 a 1956: concepções veiculadas no jornal católico O Mariano
metadata.dc.creator: SOUSA, Ormano Queiroz de
Palavras-chave: Instrução escolar;Instrução em Santarém;Concepções educacionais;Católicos leigos
Data do documento: 29-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Ormano Queiroz de. A instrução em Santarém de 1935 a 1956: concepções veiculadas no jornal católico O Mariano. Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2021. 174f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Abstract: The study aimed to identify how teaching was assimilated in Santarém, in the west of Pará, what conceptions there was in the middle of the last century, from the information published in the newspaper O Mariano, source of the research, Catholic vehicle of Santarém, published in the period from 1935 to 1956, with a 4-page structure - six in special editions - with relevance of extrapolating the limits of a religious informational. He became the official communication body of the Prelature ofSantarém, Pará, held by the Marian of the Young’s Congregation, a lay movement of the local church. He transposed the episcopal government of three bishops and was further longed that other existing newspapers or that emerged at that time. In the 297 editions, almost 1,200 pages printed, information on school instruction of the time, with practices linked to religious orientation. Bibliographic and documentary research was followed by analyzes by reference to dialectical historical materialism and critical historical pedagogy by the understanding that, even distant geographically of global financial centers, the Amazon is paradoxically at the center of territories, riches, and the workforce that engenders the capitalist mode of production. Disputes that are also present in the institutions of the State and the Church, for example, among others that constitute the organization of society. Conceptions and educational do not occur isolated from the broader context in which the region is inserted. This work exposes the study on the conceptions presented in the Catholic Journal about school instruction and the relations that are established around this theme in the context of the time, identifying the State-church relationship in public education, the reflexes of the policy of the New State and Dogmatic guidelines in school education, basis for social thinking of the time.
Resumo: O estudo realizado pretendeu identificar como o ensino era assimilado em Santarém, no oeste do Pará, quais as concepções que havia na metade do século passado, a partir das informações publicadas no jornal O Mariano, fonte da pesquisa, veículo católico de Santarém, publicado no período de 1935 a 1956, com uma estrutura de 4 páginas – seis em edições especiais – com relevância de extrapolar os limites de um informativo religioso. Tornou-se o órgão oficial de comunicação da Prelazia de Santarém, Pará, mantido pela Congregação Mariana dos Moços, um movimento leigo da Igreja local. Transpôs o governo episcopal de três bispos e foi mais longevo que outros jornais já existentes ou que surgiram naquela época. Nas 297 edições, quase 1.200 páginas impressas, transparecem informações sobre a instrução escolar da época, com práticas atreladas à orientação religiosa. A pesquisa bibliográfica e documental foi seguida de análises tomando por referência o materialismo histórico dialético e a pedagogia histórico crítica pelo entendimento de que, mesmo distante geograficamente dos centros financeiros mundiais, a Amazônia está, paradoxalmente, no centro de disputas de territórios, de riquezas, e da mão de obra que engendra o modo de produção capitalista. Disputas que também estão presentes nas instituições do Estado e na Igreja, por exemplo, entre outras que constituem a organização da sociedade. As concepções e o fazer educacional não ocorrem isolados do contexto mais amplo no qual a região está inserida. Este trabalho expõe o estudo realizado sobre as concepções apresentadas no jornal católico acerca da instrução escolar e as relações que se estabelecem ao redor deste tema no contexto da época, identificando a relação Estado-Igreja no ensino público, os reflexos da política do Estado Novo e as orientações dogmáticas na instrução escolar, base para o pensamento social da época.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AInstruçãoEmSantarémDe1935.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.