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Título: Modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação de memórias
metadata.dc.creator: PEREIRA, Paulo Marcelo Pedroso
Palavras-chave: Videoaula;Emoções;Memória de Trabalho
Data do documento: 28-Abr-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Paulo Marcelo Pedroso.Modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação de memórias. Orientador: Celson Pantoja Lima. Coorientador: Carla Marina Paxiúba. 2022. 187 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/747
Abstract: The conscious processing of information takes place in the limited Working Memory (WM), and considers different types of cognitive load, which is the effort caused in cognitive processes to perform tasks. When this load exceeds the WM capacity, the learning process can be compromised. Emotions are phenomena that manifest themselves through changes in physiology and mental processes, and mobilize functions such as interest and focus. It can be seen, therefore, that emotions and memories are variables that influence learning. In order to to test a conceptual model to support learning based on emotions and formation of memories, this work investigated how emotions prevalent in higher education students when viewing video lessons prepared from guidelines that enhance and minimize the burden on WM, and its effects on the retention of information in memory, within the scope of the Cognitive Load Theory (CLT). It was also verified which video lesson structure offers greater electrical brain activity in cortical areas related to emotion, memory and learning. Twenty-eight subjects in three groups, randomly selected, were part of the sample for the instantiation of the model. In addition to the experimental groups, a control group was part of the research, where the participants included a ready-made video lesson, taken from YouTube, on the same content as the other groups. To record electrical brain activity, three participants used the Emotiv Epocx Electroencephalography device. Emotions were identified using the Cara de Aprender (CADAP) software, which captures facial expressions and how they translate into emoticons, namely joy, fear, anger, disgust, sadness, contempt, surprise and commitment. The results shown that there was no statistically significant difference in relation to the average score of emotions (p0.05) in the three scenarios. However, the average number of elements stored after viewing video lesson 2 (with CLT guidelines) was 91% higher than video lesson 1 (outside the guidelines) (p=0.0054) and the most prevalent emotions with positive valence when viewing video lesson 2 were commitment, surprise and joy. A video lesson elaborated within the CLT guidelines was the one that presented the highest pattern of brain electrical activity.
Resumo: O processamento consciente da informação ocorre na limitada Memória de Trabalho (MT), e considera diferentes tipos de carga cognitiva, que é o esforço imposto nos processos cognitivos para a realização de tarefas. Quando esta carga ultrapassa a capacidade da MT, pode haver um comprometimento no processo de aprendizagem. As emoções são fenômenos que se manifestam por meio de alterações na fisiologia e nos processos mentais, e mobilizam funções como interesse e foco. Vê-se, portanto, que emoções e memórias são variáveis que influenciam na aprendizagem. Para testar um modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação de memórias, este trabalho buscou investigar as emoções prevalentes em estudantes do ensino superior durante a visualização de videoaulas preparadas a partir de diretrizes que potencializam e minimizam a sobrecarga na MT, e seus efeitos na retenção de informações na referida memória, no âmbito da Teoria da Carga Cognitiva (TCC). Foi verificado também qual estrutura de videoaula proporciona maior atividade elétrica cerebral nas áreas corticais relacionadas à emoção, memória e aprendizagem. Para a instanciação do modelo, fizeram parte da amostra vinte e oito sujeitos distribuídos em três grupos, selecionados de forma randômica. Além dos grupos experimentais, um grupo controle fez parte da pesquisa, onde os participantes visualizaram uma videoaula pronta, retirada do YouTube, sobre o mesmo conteúdo dos demais grupos. Para o registro da atividade elétrica cerebral, três participantes utilizaram o dispositivo de Eletroencefalografia Emotiv Epocx. As emoções foram identificadas a partir da plataforma computacional Cara de Aprender (CADAP), que captura expressões faciais e as traduz nas emoções: alegria, medo, raiva, desgosto, tristeza, desprezo, surpresa e compromisso. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa em relação ao escore médio das emoções (p0,05) nos três cenários, porém, a média do número de elementos armazenados após a visualização da videoaula 2 (com diretrizes da TCC) foi 91% maior que a videoaula 1 (fora das diretrizes) (p=0,0054); e as emoções com valência positiva mais prevalentes durante a visualização da videoaula 2 foram compromisso, surpresa e alegria. A videoaula elaborada dentro das diretrizes da TCC foi a que apresentou maior padrão de atividade elétrica cerebral.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/747
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