Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/750
Título: A leitura literária a partir dos contos de literatura de expressão amazônica: uma proposta de ensino para alunos do 8º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: ARAGÃO, Alcilene Pinheiro do Amaral
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Letramento literário;Literatura Brasileira de Expressão Amazônica
Data do documento: 4-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ARAGÃO, Alcilene Pinheiro do Amaral. A leitura literária a partir dos contos de literatura de expressão amazônica: uma proposta de ensino para alunos do 8º ano do ensino fundamental. Orientador: Lauro Roberto Do Carmo Figueira. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 202. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/750
Abstract: This work is justified by its contribution to literary education, in Elementary School. It searches how the stories of Brazilian Literature of Amazonian Expression can contribute to the formation of readers based on the valorization of their cultural identity. The research finally shows that the LBEA tales transcend the singularity (the picturesque, the local) in the same way as the national canon. This literary expression aesthetically represents universal themes, full of regional motif, under a metalinguistic practice(particularity) in order to achieve universality (LUKÁCS, 1968). The theoretical bases that support this work are based on assumptions by Cândido (2004-2009); Queirós (2009); Roxel (2013); Solé (1998); Cosson (2014); Silva (2009), (2011); Lajolo (1999). These authors see literature as a space for humanistic reflection. The corpus under analysis presents oral and written texts from two classes from the 8th year of Elementary School, from the State School of Elementary and High School Maria Uchôa Martins. The activities developed have as their theme "Literary formation from the tales of Amazonian expression: a teaching proposal". Through the literary literacy proposal, three stories by Amazonian authors were analyzed: “Temporal do Amazonas” (Thiago de Mello); "The Revenge of Jão Taviano" (Rodrigues dos Santos) and "O Baile do Judeu" (Inglês de Sousa). These tales generated the production of oralexhibitions, debates, comics, theater and reviews, putting into practice the proposal of interactionist and reflective reading in order to expand the discursive - reflective capacity of students, in addition to making them autonomous in their choices and perceptions of your readings. Subsequently, the results of this research showed that through literary literacy it is possible to introduce a taste for literary reading, enabling students to become critical-reflective citizens of a society under construction, in addition to being experts in regional literature whose expression contributes to the collection of Universal Literature.
Resumo: Este trabalho justifica-se pela sua contribuição à educação literária, no Ensino Fundamental. Busca investigar de que forma os contos da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica podem contribuir para a formação de leitores a partir da valorização da sua identidade cultural. A pesquisa demonstra que os contos LBEA transcendem a singularidade (o pitoresco, o local) do mesmo modo que o cânone nacional. Essa expressão literária representa esteticamente temas universais, pejada de motivo regional, sob uma prática metalinguística (particularidade) de modo a atingir a universalidade (LUKÁCS, 1968). As bases teóricas que respaldam este trabalho estão fundamentadas em pressupostos de Cândido (2004-2009); Queirós (2009); Roxel (2013); Solé (1998); Cosson (2014); Silva (2009), (2011); Lajolo (1999). Estes autores veem a literatura como espaço de reflexão humanística. O corpus em análise apresenta textos orais e escritos de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Uchôa Martins. As atividades desenvolvidas têm como temática “a leitura literária a partir dos contos de expressão amazônica: uma proposta de ensino com alunos do 8º ano do ensino fundamental”. Por meio da proposta de letramento literário, analisaram-se três contos de autores amazônicos: “Temporal do Amazonas” (Thiago de Mello); “A Vingança de Jão Taviano” (Rodrigues dos Santos) e “O Baile do Judeu” (Inglês de Sousa). Estes contos geraram a produção de exposições orais, debates, histórias em quadrinhos, teatro e resenha, colocando em prática a proposta de leitura interacionista e reflexiva com intuito de ampliar a capacidade discursiva – reflexiva dos alunos, além de torná-los autônomos nas escolhas e percepções das suas leituras. Posteriormente, os resultados desta pesquisa evidenciaram que por meio do letramento literário é possível introduzir o gosto pela leitura literária, possibilitando que os discentes venham a ser cidadãos críticos-reflexivos de uma sociedade em construção, além de conhecedores de uma literatura regional cuja manifestação contribui para o acervo da Literatura Universal.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/750
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ALeituraLiteráriaAPartir.pdf4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.