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Título: Leitura de contos da literatura de expressão Amazônica: fruição e (re)conhecimento de práticas culturais
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Franileide Costa
Palavras-chave: Literatura Brasileira de Expressão Amazônica;leitura literária;contos amazônicos;escritores paraenses;cultura amazônica
Data do documento: 6-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RODRIGUES, Franileide Costa.Leitura de contos da literatura de expressão Amazônica: fruição e (re)conhecimento de práticas culturais. Orientadora: Ana Maria Vieira Silva. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/751
Abstract: The present dissertation entitled Reading of stories from the Literature of Amazonian Expression: fruition and (re) knowledge of cultural practices was born out of the teacher-researcher 's anxiety when realizing the absence of reading activities with texts from Amazonian literature in the fundamental major (6th to 9th grade) and how these texts would be worked on so that students read more, perceived reading as a means of acquiring knowledge and valued cultural practices. As Cândido states, literature is a factor of humanization and human right, therefore, it must be available to everyone. With these activities, the student, in addition to having contact with inaccessible texts, has the opportunity to experience experiences and learnings that only the literary text provides. As an intervention activity in the classroom, a reading project called Tales to Wake Up and Enchant was developed, consisting of eight workshops, focused on reading stories of Amazonian Expression literature, applied to a 9th grade class in the city of Monte Alegre. The intervention proposal was transformed into an activity booklet that will support other teachers who feel the need to work with this type of reading and will be another contribution to the access to texts by these authors that are not found in books. Thus, this participative qualitative research aims to stimulate reading in elementary school students, using literary texts from three paraense writers, José Veríssimo, Inglês de Sousa and Benedicto Monteiro, who highlight the elements of Amazonian culture, promoting, thus, greater identity of the students with the texts read. The research was based on the studies of authors dealing with literary reading, mainly Bértolo (2014), Britto (2012/2015), Cândido (2011), Colomer (2007), Kleiman (1989/1995), Lajolo (1997/2001) and Solé (1999) and in some research already carried out within the scope of Profletras-Ufopa / UFPA on the subject. Experience has shown that Portuguese language classes should be the time and place where reading literary texts, including that of Amazonian Expression, should take precedence and serve as a starting point for other activities such as orality, linguistic analysis and textual production and that the teacher should mediate these activities at all stages.
Resumo: A presente dissertação intitulada Leitura de contos da Literatura de Expressão Amazônica: fruição e (re)conhecimento de práticas culturais nasceu da inquietação da professora-pesquisadora ao constatar a ausência de atividades de leitura com textos de literatura de Expressão Amazônica no fundamental maior (6º ao 9º ano) e como esses textos seriam trabalhados a fim de que os alunos lessem mais, percebessem a leitura como um meio de aquisição de conhecimentos e valorizassem as práticas culturais. Como afirma Candido, a literatura é fator de humanização e direito humano, portanto, deve estar ao alcance de todos. Com essas atividades, o aluno, além de ter contato com textos pouco acessíveis, tem a oportunidade de vivenciar experiências e aprendizados que só o texto literário proporciona. Como atividade de intervenção na sala de aula, foi desenvolvido um projeto de leitura denominado Contos para acordar e encantar composto de oito oficinas, focado na leitura de contos de literatura de Expressão Amazô- nica, aplicado em uma turma de 9º ano, na cidade de Monte Alegre. A proposta de intervenção foi transformada em um caderno de atividades que servirá de apoio a outros professores que sintam a necessidade de trabalhar com esse tipo de leitura e será mais uma contribuição para o acesso a textos desses autores que não são encontrados em livros didáticos. Assim, esta pesquisa qualitativa participante tem por objetivo estimular a leitura em alunos do ensino fundamental, usando para isso textos literários de três escritores paraenses, que são: José Veríssimo, Inglês de Sousa e Benedicto Monteiro, os quais ressaltam os elementos da cultura amazônica, promovendo, dessa forma, maior identidade dos alunos com os textos lidos. A pesquisa se baseou nos estudos de autores que versam sobre leitura literária, principalmente Bértolo (2014), Britto (2012, 2015), Candido (2011), Colomer (2007), Kleiman (1989, 1995), Lajolo (1997, 2001) e Solé (1999) e em algumas pesquisas já realizadas no âmbito do Profletras-Ufopa/UFPA sobre o tema. A experiência revelou que as aulas de Língua Portuguesa devem ser o momento e o lugar em que a leitura de textos literários, inclusive o de Expressão Amazônica, deve ter a primazia e servir como ponto de partida para as demais atividades como oralidade, análise linguística e produção textual e que o professor deve mediar essas atividades em todas as etapas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/751
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

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