Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Título: Narrativas orais da Amazônia: histórias contadas, histórias criadas em turma de 7º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Hamilton José Fernandes da
Palavras-chave: Narrativas orais da Amazônia;oralidade;produção textual
Data do documento: 23-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Hamilton José Fernandes da. Narrativas orais da Amazônia: histórias contadas, histórias criadas em turma de 7º ano do ensino fundamental. Orientador:Ana Maria Vieira Silva. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Abstract: This dissertation presents an intervention proposition called Stories Told, Stories Made, which exercises the reading and writing of the Oral Narratives of the Amazon (ONAs) in a 7th grade elementary school class. It’s based on two principles: 1) the crescent disincentive of students to reading and, consequently, to writing; and 2) the presence of oral narratives of a regional character in the local folk imagery, intertwined to the living and history of the people. This dissertation seeks to clarify if working with ONAs in the classroom has a positive impact on the improvement of reading and textual production of the students, and in which way this would occur. For that, it seeks is fundaments in BAYARD (1995) and ELIADE (1972), for an understanding of what myths and legends are; LOUREIRO (1995), who presents the enchantments and the amazon folk imagery, supported by TODOROV (1975) and CHIAMPI (2008), with their notions of the literary fantastical and wonderful; ZUMTHOR (2010) and their concepts of performance and dramatic charge in oral narratives; RYAN (2013), who presents the notions of transfictionality and the crossover of characters and narrative universes; THIOLLENT (1986) and BRANDÃO e BORGES (2007), who lay the bases of the research methodology used in the intervention project. Starting from there, we present the ONAs under various media, catching the student’s attention and making them identify themselves with the story being told, as well as value their own living experience. This was also a stimulus to create a rereading, in written format, of the presented narratives. In the end, it was noted that the work with ONAs in the classroom does, in fact, stimulate creativity in the textual production, showing the importance of giving value to such narratives, especially because they give the student the opportunity of recognizing themselves as the protagonist of their culture, and to feel valued for the knowledge they carry with themselves.
Resumo: Esta dissertação apresenta a proposta de intervenção Histórias Contadas, Histórias Criadas, que trabalha a leitura e escrita de Narrativas Orais da Amazônia (NOAs) em turma de 7º ano do ensino fundamental. Parte de dois princípios, a saber: 1) o crescente desestímulo dos alunos à leitura e, concomitantemente, à escrita; e, 2) a presença de narrativas orais de caráter regional no imaginário local, interligadas à vivência e à história do povo. A dissertação procura, então, esclarecer se o trabalho com as NOAs em sala de aula tem impacto positivo no aprimoramento da leitura e produção textual dos alunos, e de que forma isso se daria. Para tanto, busca os fundamentos em BAYARD (1955) e ELIADE (1972) para entendimento do que seja mito e lenda; LOUREIRO (1995), que nos apresenta as encantarias e o imaginário amazônico, amparado por TODOROV (1975) e CHIAMPI (2008), com suas noções do fantástico e do maravilhoso na literatura; ZUMTHOR (2010) e seus conceitos de performance e carga dramática nas narrativas orais; RYAN (2013), apresentando as noções de transficcionalidade e crossover de personagens e universos narrativos; THIOLLENT (1986) e BRANDÃO e BORGES (2007), embasando a metodologia de pesquisa participante utilizada no projeto de intervenção. A partir disso, apresentamos as NOAs sob diversas mídias, captando a atenção do aluno e fazendo-o se identificar com a história contada, valorizando sua própria vivência. Isso também serviu de estímulo para se fazer uma releitura, em texto escrito, das narrativas apresentadas. Ao final, notamos que o trabalho com as NOAs em sala de aula incentiva a criatividade na produção textual, mostrando a importância de se valorizar tais narrativas, principalmente por possibilitar ao aluno reconhecer-se protagonista de sua cultura e se sentir valorizado pelo conhecimento que carrega consigo.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NarrativasOraisDaAmazônia.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.