Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/754
Título: Apropriação do smartphone na prática educativa: uma proposta de estratégia de leitura na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: MORAES, José Ribamar Batista de
Palavras-chave: Apropriação;Educação escolar;EJA;Leitura;Smartphone
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MORAES, José Ribamar Batista de. Apropriação do smartphone na prática educativa: uma proposta de estratégia de leitura na educação de jovens e adultos. Orientador: Andrei dos Santos Morais. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/754
Abstract: This dissertation is affiliated to the Program of Professional Master’s Degree in Arts of the Federal University of Western Pará. It is part of the Language and Literacy research area on Reading, Writing, and Portuguese Language Teaching. It is theoretically supported by a construcionist perspective, and focuses on the teaching and learning of reading strategies mediated by the use of Information and Communication Digital Technologies. The goal of the work was to present a research proposal to be carried out with young and adult education students in primary school, so that they could develop cognitive and metacognitive reading strategies by using their smartphones. Email accounts and a digital classroom environment was created on google apps for the development of the research. The work was organized in four diffferent modules, composed of didactic activities and supporting material, which were posted for the students as written texts, videos and hiperlinks. The research was theoretically supported by three groups of authors according to their fields of investigation: Information and Communication Digital Technologies: Papert (1994), Valente (1999), Castells (2002) and Almeida (2003); Young and Adult Education: Freire (1988, 1989, 1996, e 2008), Costa & Bresolin (2019) e Haddad & Dipierro (2000); Reading Strategies: Kato (1993), Solé (1998), Colomer & Camps (2008) and Kleiman (2011).
Resumo: Esta dissertação, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Oste do Pará, está inserida na área de Linguagens e Letramentos, com linha de pesquisa em Leitura, Escrita e Ensino da Língua Portuguesa numa perspectiva construcionista com foco no ensino e na aprendizagem de estratégias de leitura mediadas por TDIC, tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho a ser executada com estudantes da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental a fim de que exercitem estratégias de leitura cognitiva e metacognitiva, mediadas pelo smartphone. Além de contas de e-mail para os estudantes, foi criada uma sala de aula digital no App Google Sala de Aula, didaticamente dividida em quatro módulos nos quais foram postadas atividades e material de apoio no formato texto, vídeo e hiperlink. O suporte teórico, no que tange às TDIC, vieram dos pressupostos defendidos por Papert (1994), Valente (1999), Castells (2002) e Almeida (2003). Já os que versam sobre a EJA foram de Freire (1988, 1989, 1996 e 2008), Costa & Bresolin (2019) e Haddad & Dipierro (2000) ; E aos que se referem às estratégias de leitura foram das ideias de Kato (1993), Solé (1998), Colomer & Camps (2008) e Kleiman (2011).
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/754
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ApropriaçãoDoSmartphoneNaPrática.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.