Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luis Maia-
dc.date.accessioned2023-01-24T20:11:10Z-
dc.date.available2023-01-24T20:11:10Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.citationCOELHO, Maria de Fátima Lopes Trindade. O gênero discursivo relato de experiências a partir das atividades didáticas integradas: uma proposta de ação didática para a 4ª etapa da EJA. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755-
dc.description.abstractThis work aims to present a didactic action proposal to work on the discursive gender teaching based on the Integrated Didactic Activities (ADIs) of Moura (2017) and intends to contribute to the process of teaching and learning the language of 4th stage students Youth and Adult Education. To theoretically base this work, studies by some authors were used that understand language as a constant process of interaction mediated by dialogue, among them: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011 [1979] 2016), Bazerman (2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch (2006), Koch and Elias (2013), Marcuschi (2002, 2008), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). From the theme Overcoming, a sequence of activities to be developed involving genres of the order of reporting will be suggested, in addition to the main genre that the reporting of experiences. By prioritizing interaction and dialogue, they should enable the improvement of the learner's discursive capacity, enabling him to infer autonomously in various social situations. Thus, by suggesting a teaching proposal developed from a dialogical perspective of language, we seek to reach the point where subject of EJA be considered as critical training, so that he develops a responsive posture and be able to understand the language, reflect on it and know how to use it in his various social activities.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectAtividades Didáticas Integradaspt_BR
dc.subjectResponsividadept_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.titleO gênero discursivo relato de experiências a partir das atividades didáticas integradas: uma proposta de ação didática para a 4ª etapa da EJApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3533256621718952pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ação didática, para se trabalhar o ensino de gênero discursivo baseada das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) de Moura (2017), e pretende contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da língua de alunos de 4ª etapa, da Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar teoricamente esse trabalho, utilizou-se estudos de alguns autores que entendem a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo, entre eles: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011[1979] 2016), Bazerman (2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch (2006), Koch e Elias (2013), Marcuschi (2002, 2008), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). A partir do tema Superação, será sugerida uma sequência de atividades a serem desenvolvidas envolvendo gêneros da ordem do relatar, além do gênero principal que o relato de experiências. Por priorizar a interação e o diálogo, devem possibilitar o aprimoramento da capacidade discursiva do aprendiz, capacitando-o a inferir com autonomia nas várias situações sociais. Desta forma, ao sugerir uma proposta de ensino desenvolvida a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem, busca-se chegar ao ponto em que seja considerada a formação crítica do sujeito da EJA, de modo que ele desenvolva uma postura responsiva e seja capaz de entender a língua, refletir sobre ela e saber usá- la em suas diversas atuações sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e Letramentospt_BR
dc.creatorCOELHO, Maria de Fátima Lopes Trindade-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_OGêneroDiscursivoRelato.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.