Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Title: O gênero discursivo relato de experiências a partir das atividades didáticas integradas: uma proposta de ação didática para a 4ª etapa da EJA
metadata.dc.creator: COELHO, Maria de Fátima Lopes Trindade
Keywords: Gênero discursivo;Atividades Didáticas Integradas;Responsividade;Criticidade
Issue Date: 14-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: COELHO, Maria de Fátima Lopes Trindade. O gênero discursivo relato de experiências a partir das atividades didáticas integradas: uma proposta de ação didática para a 4ª etapa da EJA. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Abstract: This work aims to present a didactic action proposal to work on the discursive gender teaching based on the Integrated Didactic Activities (ADIs) of Moura (2017) and intends to contribute to the process of teaching and learning the language of 4th stage students Youth and Adult Education. To theoretically base this work, studies by some authors were used that understand language as a constant process of interaction mediated by dialogue, among them: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011 [1979] 2016), Bazerman (2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch (2006), Koch and Elias (2013), Marcuschi (2002, 2008), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). From the theme Overcoming, a sequence of activities to be developed involving genres of the order of reporting will be suggested, in addition to the main genre that the reporting of experiences. By prioritizing interaction and dialogue, they should enable the improvement of the learner's discursive capacity, enabling him to infer autonomously in various social situations. Thus, by suggesting a teaching proposal developed from a dialogical perspective of language, we seek to reach the point where subject of EJA be considered as critical training, so that he develops a responsive posture and be able to understand the language, reflect on it and know how to use it in his various social activities.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ação didática, para se trabalhar o ensino de gênero discursivo baseada das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) de Moura (2017), e pretende contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da língua de alunos de 4ª etapa, da Educação de Jovens e Adultos. Para fundamentar teoricamente esse trabalho, utilizou-se estudos de alguns autores que entendem a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo, entre eles: Bakhtin (1981, 2003, 3006, 2010 a, 2011[1979] 2016), Bazerman (2007, 2011), Kleiman (2002, 2007), Koch (2006), Koch e Elias (2013), Marcuschi (2002, 2008), Moura (2017a, 2017b, 2017c, 2019). A partir do tema Superação, será sugerida uma sequência de atividades a serem desenvolvidas envolvendo gêneros da ordem do relatar, além do gênero principal que o relato de experiências. Por priorizar a interação e o diálogo, devem possibilitar o aprimoramento da capacidade discursiva do aprendiz, capacitando-o a inferir com autonomia nas várias situações sociais. Desta forma, ao sugerir uma proposta de ensino desenvolvida a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem, busca-se chegar ao ponto em que seja considerada a formação crítica do sujeito da EJA, de modo que ele desenvolva uma postura responsiva e seja capaz de entender a língua, refletir sobre ela e saber usá- la em suas diversas atuações sociais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/755
Appears in Collections:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_OGêneroDiscursivoRelato.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.