Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/769
Título: Formação do professor de inglês para educação básica: matriz curricular e perspectivas atuais.
metadata.dc.creator: PIMENTEL, Maria Luiza Fernandes da Silva
Palavras-chave: Formação Inicial.;Professor de inglês;Currículo
Data do documento: 3-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PIMENTEL,Maria Luiza da Silva. Formação do professor de inglês para educação básica: matriz curricular e perspectivas atuais. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/769
Abstract: This study focuses on the Courses Pedagogical Projects of initial education of English teacher as a foreign language which belongs to Federal Universities created during the Restructuring Plan and Expansion of Federal Universities. It brings up a central issue of research: what kind of English teachers are proposed for the basic education in the context of the undergraduate? Therefore, the overall objective of this work is to analyze the initial educating process dimen-sions of English teachers for basic education and specifically: i) Identify the proposals of double undergraduate courses in a number of newly created universities; II) Examine the pro-posals of these double degree courses; III) Build up a form of descriptive character which can serve as a model for undergraduate course of initial educating as an English teacher as foreign language. This investigation is defined as qualitative nature (MINAYO, 2010). In order to carry out the research, the data collecting method was the document analysis (LAKATOS and MARCONI, 2010) and (GIL 2010) followed by content analysis which it was made some adjustments based on (BARDIN, 2011). The results from the document analysis did not re-veal any innovation in the curriculum related to bibliography, Researching and Extension projects, Complementary Activities and worries about the output proficiency level of the stu-dents. In short, the Courses Pedagogical Projects seem to maintain the idea of a traditional curriculum without any innovation.
Resumo: Este estudo focaliza os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de formação Inicial de inglês como Língua Estrangeira (LE) das Universidades Federais criadas ou desmembradas com base no Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Fede-rais (REUNI) trazendo uma questão central de pesquisa: que professor de inglês no âmbito da licenciatura se vem propondo formar para educação básica? Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar as dimensões do processo formativo inicial do professor de inglês para educação básica e especificamente: i) Identificar as propostas de cursos de dupla licenciatura em um conjunto de universidades recém-criadas com base no REUNI; ii) Examinar as decor-rências das propostas de dupla licenciatura; iii) Construir um formulário de caráter descritivo que sirva de modelo para um curso de licenciatura de formação inicial de professor de língua inglesa como (LE). Esta investigação define-se como de natureza qualitativa (MINAYO, 2010) sendo o método utilizado para a coleta de dados a análise documental, conforme (LA-KATOS E MARCONI, 2010) e (GIL 2010) seguida da análise de conteúdo (feita algumas adaptações) com base em (BARDIN, 2011). Os resultados advindos da análise documental dos PPCs não trazem nenhuma inovação no percurso curricular no que se referem à carga horária de integralização, disciplinas, ementas de disciplinas, bibliografia, projetos de Pesqui-sa e Extensão, Atividades Complementares e a preocupação com o nível de proficiência de saída do licenciado. Em suma, os PPCs das universidades analisadas parecem conforma-se com a ideia de um currículo tradicional, sem possuir traços de uma organização curricular inovadora
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/769
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_FormaçãoDoProfessorDeInglês.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.