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Título: Formação de educadores para as escolas do campo em Santarém – Pará: da construção à partilha de saberes.
metadata.dc.creator: SILVA, Edivalda Nascimento da
Palavras-chave: Educação do Campo;Formação de Educadores;Pedagogia da Alternância;Políticas Públicas
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Edivalda Nascimento da.Formação de educadores para as escolas do campo em Santarém – Pará: da construção à partilha de saberes. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha . 2017. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/771
Abstract: The true Field Education is the one capable of overcoming the School Walls. This education must be able to allow us to problematize how the field educators live and work, how they are thought and carried out the public policies for formation process, either be initial or continued formation. Entitled "Formation of Educators for Field Schools in Santarém-Pará: from building to share of knowledge", this dissertation is an exposition of the results of case studies on PROCAMPO - Training Program for Teachers, carried out by IFPA - Campus Santarém, analyzing how the PROCAMPO, which is a program that integrates the public policy for a training of field educators, has contributed to the pedagogical formation of these educators in Santarém. In order to better know the object of study, the literature about Education of Field and teacher training was reviewed, analyzing the laws that regulate it. Documentary research in the archives of the Program made it possible to verify the contributions of the curricular design proposed for the pedagogical training program of educators, identify which were thematic axes of formation considered most important by educators for the teaching and learning process, and learn how the formation can help the educators for the generation of new knowledge. The data obtained by the research received treatment by means of the Content Analysis technique (Bardin, 2011). The results showed that PROCAMPO significantly contributes to pedagogical formation of the educators, mainly because it is a specific teacher's degree course for those who work in Schools of the Field, being that all the axes of formation had their degree of importance, emphasizing the full collaboration of those who they discussed curriculum and pedagogical practices. The training provided the educators with the construction of new knowledge by means of TACs (Academic Completion Works), allowing reflection on the teaching and learning process in schools, generating new knowledge.
Resumo: A verdadeira Educação do Campo é aquela capaz de ultrapassar os muros da Escola. Ela deve ser capaz de nos permitir problematizar como vivem e trabalham os Educadores do Campo, como são pensadas e executadas as políticas públicas para o seu processo de formação seja ela inicial ou continuada. Intitulada “Formação de Educadores para as Escolas do Campo em Santarém-Pará: da construção à partilha de saberes” esta dissertação apresenta os resultados do Estudo de Caso sobre o PROCAMPO- Programa de Apoio à Formação de Professores, executado pelo IFPA – Campus Santarém, analisando como o PROCAMPO enquanto programa que integra a política pública para a formação de educadores do campo tem contribuído para a formação pedagógica desses educadores em Santarém. Para melhor conhecer o objeto de estudo, revisou-se a literatura sobre Educação do Campo e formação de professores, analisando as legislações que a regulamentam. A pesquisa documental nos arquivos do Programa possibilitou verificar as contribuições do desenho curricular proposto pelo programa para a formação pedagógica dos educadores, identificar que eixos temáticos de formação foram considerados mais importantes pelos educadores para o processo de ensino e aprendizagem e compreender como a formação pode auxiliar os educadores para a geração de novos conhecimentos. Os dados obtidos pela pesquisa receberam tratamento por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados mostraram que o PROCAMPO contribuiu de forma significativa para a formação pedagógica dos educadores, principalmente por se tratar de uma Licenciatura específica para quem atua em Escolas do Campo, sendo que todos os eixos de formação tiveram o seu grau de importância, ressaltando a plena colaboração daqueles que discutiram currículo e práticas pedagógicas. A formação proporcionou aos educadores a construção de novos conhecimentos por meio dos TACs (Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso), possibilitando a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, gerando novos conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/771
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