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Título: Tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores: representações sociais e práticas de utilização entre docentes e discentes do ICED-UFOPA
metadata.dc.creator: VIEIRA, Luiz Carlos Rabelo
Palavras-chave: Formação de professores;Tecnologias de informação;Tecnologias de Comunicação;Representações Sociais;Cibercultura
Data do documento: 25-Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VIEIRA, Luiz Carlos Rabelo. Tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores: representações sociais e práticas de utilização entre docentes e discentes do ICED-UFOPA. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2017. 244 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/772
Abstract: The general objective of this study was to analyze the social representations about Information and Communication Technologies (ICT) and your influence on the use of these resources in the process of teaching and learning, through the perception of teachers and university students of a teacher training institute. We investigated professors and university students from the Institute of Educational Sciences (IES), Campus Rondon, Federal University of the West of Pará (UFOPA) of Santarém-Pa, with support in the Theory of Social Representations (particularly by the structural approach and methodology of Discourse of Collective Subject). We produced the data through three techniques: 1) free evocations, 2) questionnaire and 3) interview. The first two techniques were applied to 10 teachers and 25 university students and the third one was applied to 10 teachers and 14 students (two representatives from each of the seven courses offered at IES). Through the free evocations analysis, the terms Internet, Computer and Communication are the possible central elements of social representation and the terms Information, Advance, Interaction and Necessary, as well as to the peripheral elements. We note, based on the participants' statements, that there is no unanimity in the answers to the four questions contained in the script of this interview. Despite this, we see the convergence of participants' representations in considering ICTs as important resources for communication and education. Through the questionnaire, we found that teachers variably integrate ICT in pedagogical practices, due to self-motivation, and this may be related to the fact that half of them have difficulties in using these resources. The majority affirmed the promotion of the reflection with the students on the integration of these technologies into pedagogical practices and encourage them in their use. On the other hand, for most of the students there is no reflection of ICT by the teachers during the classes. We consider that the data of this research is in line with the discussions about this subject of so vital importance in the contemporaneity with respect to the teaching and initial formation of teachers.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar as representações sociais sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e suas implicações na utilização desses recursos diante do processo de ensino-aprendizagem, segundo a percepção de docentes e discentes universitários de um instituto de formação de professores. Com suporte na Teoria das Representações Sociais (abordagem estrutural e metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo), investigamos o público do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Campus Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém-Pa. Para a produção de dados utilizamos três técnicas: 1) associação livre de palavras-ALP, 2) questionário e 3) entrevista. As duas primeiras técnicas foram aplicadas a 10 docentes e 25 universitários, enquanto que a terceira foi aos 10 docentes e 14 discentes (sendo dois representantes de cada um dos sete cursos ofertados no ICED). Os resultados da análise da ALP evocadas pelos grupos investigados indicam como possíveis elementos centrais da representação social os seguintes termos: Internet, Computador e Comunicação. E como elementos periféricos: Informação, Avanço, Interação e Necessário. Com base nos depoimentos concedidos à entrevista, notamos não unanimidade nas respostas aos quatro questionamentos contidos no roteiro desta técnica, apesar de ter sido evidente a convergência das representações dos participantes em considerar as TIC como importantes recursos em prol da comunicação e da Educação. Por meio do questionário, notamos que os docentes citam das TIC serem variavelmente integradas, em razão da automotivação, nas suas práticas pedagógicas e isto pode estar relacionado ao fato da metade deles ter dificuldades no uso desses recursos. A maioria afirmou promover a reflexão, com os alunos, da integração de TIC em práticas pedagógicas e incentivo aos mesmos no uso dessas tecnologias. Por outro lado, para a maioria dos discentes não há reflexão de TIC pelos professores no âmbito da formação. Consideramos, assim, que os dados desta investigação vem ao encontro das discussões sobre esse tema de tão vital importância na contemporaneidade no que respeita ao ensino e à formação inicial de professores.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/772
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