Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/773
Título: Educação integral de tempo integral: a concepção dos sujeitos participantes do Programa Mais Educação no município de Oriximiná – Pa.
metadata.dc.creator: SILVA, Luciene Maria da
Palavras-chave: Políticas públicas;PME;Educação Integral;Concepção de Educação Integral;Tempo integral
Data do documento: 12-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Luciene Maria da. Educação integral de tempo integral: a concepção dos sujeitos participantes do Programa Mais Educação no município de Oriximiná – Pa. Orientadora: Maria de Fátima de Matos Souza. 2016. 199fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/773
Abstract: This dissertation is the result of research which has the central theme of Integral Education. For rooting of the public policy of Integral Education in Brazil, to the More Education Program (SME), established by the interministerial ordinance 17/2007, establishes as a strategy of the federal government that proposes a conception of Education Full-time fullcharacter cross, the promoter of the enlargement of the dimensions: time, space, and educational opportunities. In the contexts of practice, where the program if effective, the design of Integral Education has been defined from various aspects and interpretations. Thus, through a qualitative approach of the type exploratory, aimed to understand the conception of Full-time Education full-time of managers and teachers in the community, participating in the Program More Education in the elementary schools of the municipal public service, the urban area in Oriximiná-Pa,‟in the period from 2010 to 2015, from the study of the More Education Program. For both, walked the path of research through bibliographical research, documentary research, and field research. The data collection took place in two schools, with two Managers and two faculty community through a combination of the techniques of semistructured interviews and a questionnaire.It was used as a method for data analysis, content analysis based on Bardin, among others. It was indicated in the results that the managers and teachers in the community, express a conception of Integral Education that assigns the school the role of preparation for life in society, reflecting a lack of conceptual and theoretical. Realize that a school full-time as a fundamental condition for the implementation of the Integral Education which bind to the assistance to the less fortunate and point to the space intraescolar, as preferred for carrying out the activities, socio-educational, with a view to full training. It was concluded that this perspective establishes a relationship of detachment between the school, family, society, and the government pointing to an education whose actions isolated disfavor the full training as well as to remove accountability of the social actors of the educational process.
Resumo: Esta dissertação é resultado de pesquisa que tem por tema central a Educação Integral. Para enraizamento da política pública de Educação Integral no Brasil, o Programa Mais Educação (PME), instituído pela portaria interministerial nº17/2007, estabelece-se como uma estratégia do governo federal que propõe uma concepção de Educação Integral de tempo integral de caráter intersetorial, promotora da ampliação das dimensões: tempos, espaços e oportunidades educativas. Nos contextos da prática, onde o Programa se efetiva, a concepção de Educação Integral tem sido definida a partir de vários aspectos e interpretações. Assim, através de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, objetivou-se compreender a concepção de Educação Integral de tempo integral dos gestores e professores comunitários, participantes do Programa Mais Educação nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal, zona urbana em Oriximiná-Pa, no período de 2010 a 2015, a partir do estudo do Programa Mais Educação. Para tanto, trilhou-se o caminho da investigação através da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se em duas escolas, com dois Gestores e dois professores comunitários através da conjugação das técnicas de entrevista semiestruturada e questionário. Utilizou-se como método para análise de dados, a análise de conteúdo com fundamento em Bardin. Os resultados indicam que os gestores e professores comunitários, expressam uma concepção de Educação Integral que atribui à escola o papel de preparação para a vida em sociedade, refletindo uma ausência conceitual e teórica. Percebem a escola de tempo integral como condição fundamental à implementação da Educação Integral a qual vinculam à assistência aos menos favorecidos e apontam para o espaço intraescolar, como preferencial para realização das atividades socioeducativas com vista à formação integral. Concluiu-se que essa visão estabelece uma relação de distanciamento entre escola, família, sociedade e poder público apontando para uma educação cujas ações isoladas desfavorecem a formação integral bem como desresponsabilizam os atores sociais do processo educacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/773
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_EducaçãoIntegralDeTempoIntegral.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.