Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/775
Título: Utilização da robótica educacional livre por meio da aprendizagem por projetos: um estudo no curso técnico em informática do IFPA/Campus Santarém
metadata.dc.creator: CRUZ, Rodrigo Sousa da
Palavras-chave: Aprendizagem por Projetos;Ensino Médio Integrado;Robótica Educacional Livre
Data do documento: 24-Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CRUZ, Rodrigo Sousa da. Utilização da robótica educacional livre por meio da aprendizagem por projetos: um estudo no curso técnico em informática do IFPA/Campus Santarém. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2017. 182 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/775
Abstract: With the publication of Decree 5.154/04, became possible to offer technical courses in the modality of integrated secondary education to professional education. It emerges as an alternative to overcome the dichotomy of existing formations between general and professional education. One of its great challenges is to implement, in fact, its integrated character. This research aims to investigate the benefits of applying a free robotic learning project in the context of the Technical Course in Computer Science / Integrated High School education of IFPA/Campus Santarém (CTI / EMI). From the works of Kuenzer (2000, 2003), Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005), Frigotto (2005) and Santomé (1998), some aspects about the historical relationship between education and work were raised, emphasizing the dichotomy between general and professional formation. By associating free educational robotics with the pedagogy of projects, alternatives were sought that favor the protagonism of the students, regarding the proposition of solutions to a problem of their realities, and also what skills can be developed by them in this approach. In this sense, the works of Moura and Barbosa (2011), Bender (2014), Nogueira (2007) and Oliveira (2006) were taken as the basis for Project Pedagogy, and Papert (2008), Blikstein (2013) and Cesar (2009, 2013), regarding open source educational robotics and constructionism. The methodological path of this investigation was divided into two stages. The first step was to plan the action and comprises an exploratory bibliographic research. It gave rise to a plan of action, which guided the implementation of the Integrated Project (PI) "Robótica Educacional Livre do IFPA/Campus Santarém". Its execution concerns the second stage of the methodological path, where a case study was applied, which subsidized the application of several data collection instruments. The PI allowed the formation of three teams. Each one proposed a robotic solution whose themes should be associated to a problem associated with the reality of the students. In this way, this work proposes to investigate how the free educational robotics, through learning by projects, can be used as a resource that helps in the critical formation of a group of students of the CTI/EMI? To answer this question were used the technique of contents analysis of Bardin (2011), which were indicated three categories of analysis: critical formation, perceived skills and interdisciplinarity.
Resumo: Com a publicação do Decreto 5.154/04, tornou-se possível a oferta de cursos técnicos na modalidade ensino médio integrado à educação profissional. Ela surge como uma alternativa para a superação da dicotomia de formações existentes entre educação geral e profissional. Um de seus grandes desafios é o de implementar, de fato, o seu caráter integrado. Esta pesquisa tem como proposta investigar quais os benefícios da aplicação de um projeto de aprendizagem em robótica educacional livre no contexto do Curso Técnico em Informática/Ensino Médio Integrado (CTI/EMI) do IFPA/Campus Santarém. A partir dos trabalhos de Kuenzer (2000, 2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Frigotto (2005) e Santomé (1998), foram levantados alguns aspectos sobre a histórica relação entre educação e trabalho, enfatizando a dicotomia existente entre as formações de caráter propedêutica e profissional. Ao associar a robótica educacional livre com a pedagogia de projetos foram buscadas alternativas que favoreçam o protagonismo dos discentes, no que diz respeito à proposição de soluções para um problema de suas realidades, e também quais habilidades podem ser desenvolvidas por eles nesta abordagem. Neste sentido foram tomados por base os trabalhos de Moura e Barbosa (2011), Bender (2014), Nogueira (2007) e Oliveira (2006), no que diz respeito à Pedagogia de Projetos, e Papert (2008), Blikstein (2013) e Cesar (2009, 2013), no que diz respeito à robótica educacional livre e construcionismo. O caminho metodológico desta investigação foi dividido em duas etapas. A primeira etapa foi a de planejamento da ação e compreende uma pesquisa bibliográfica exploratória. Ela deu origem a um plano de ação, que norteou a execução do Projeto Integrador (PI) “Robótica Educacional Livre do IFPA/Campus Santarém”. A sua execução diz respeito à segunda etapa do caminho metodológico, onde foi aplicado um estudo de caso, que subsidiou a aplicação de diversos instrumentos de coleta de dados. O PI possibilitou a formação de três equipes. Cada uma propôs uma solução de cunho robótico cujas temáticas deveriam ser associadas a um problema associados à realidade dos discentes. Desta forma, este trabalho propõe-se a investigar como a robótica educacional livre, por meio da aprendizagem por projetos, pode ser utilizada como recurso que auxilie na formação crítica de um grupo de discentes do Curso Técnico em Informática/Ensino Médio Integrado (CTI/EMI) do IFPA/Campus Santarém? Para responder esta questão foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), onde foram indicadas três categorias de análise: formação crítica, habilidades percebidas e interdisciplinaridade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/775
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_UtilizaçãoDaRobóticaEducacionalLivre.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.