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Título: Gestão escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará
metadata.dc.creator: FERREIRA, Francinara Silva
Palavras-chave: Política de Formação Continuada;Gestão Democrática;Reforma Educacional.
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FERREIRA, Francinara Silva. Gestão escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos Projetos de Intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará. Oreintadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2016. 142fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/777
Abstract: This dissertation addresses the school management from study developed with the graduates of the course of specialization in school management/2013/UFOPA Class, which is based on democratic management perspective, and integrates the National School Program managers of Public basic education, which is a national policy aimed at continuing training school managers. Objective to investigate what the themes developed in the projects of intervention (PI), analyzing the contributions to the implementation of democratic management in public schools, in the West of Pará. For both, so us methodological assumptions of qualitative approach, bibliographical study, document analysis and field research. With the data collection instrument a questionnaire with open and closed questions, available in the Virtual learning environment (VLE). The research had as a source the projects produced in the room Environment Experiential Project (PV) in 2013, in addition to the regulatory documents of the programme, the pedagogical project of the course, and the final report of this. The procedures of organization and systematization of the data for the analysis took place in the following steps: survey of graduates ' designs on the platform Moodle course; identification of intervention Projects and themes; verification of the recurring themes in the projects; categorization. References in Paro (1997), Vieira (2009), Ferreira (2004), Libâneo (2004), Ghanem (2004), Lück (2000, 2013), Cury (2011), Romanelli (2012), among others. The research demonstrates that the speeches, expressed in PI, show that if has a conception of democratic administration, School Board and PPP (PI theme generator), which is an instrument that guides the actions at school, and a resource of confronting the problems arise in your daily life, however, highlight challenges and limits for the completion of the democratic administration, such as the lack of participation and lack of knowledge of school community about this form of management. On the other hand, the analyses carried out in this thesis demonstrate the contribution of intervention projects to reflection around the democratic administration, although the graduates of course understand the challenges to establish this form of management in public school.
Resumo: Esta dissertação aborda a Gestão Escolar a partir de estudo desenvolvido com os egressos do Curso de Especialização em Gestão Escolar/Turma 2013/UFOPA, que é alicerçado na perspectiva democrática da gestão, e integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que constitui uma política nacional direcionada à formação continuada dos gestores escolares. Objetivou-se investigar quais as temáticas desenvolvidas nos Projetos de Intervenção (PI), analisando as contribuições para a implementação da Gestão Democrática em escolas públicas, na Região Oeste do Pará. Para tanto, utilizamo-nos de pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. Tendo como instrumento de coleta de dados questionário com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso. A pesquisa teve como fonte os projetos produzidos na Sala Ambiente Projeto Vivencial (PV) no curso em 2013, além dos documentos reguladores do programa, do projeto pedagógico do curso, e do relatório final deste. Os procedimentos de organização e sistematização dos dados para a análise ocorreram nas seguintes etapas: levantamento dos projetos dos egressos na Plataforma Moodle do curso; identificação dos Projetos de Intervenção e dos temas; verificação dos temas recorrentes nos Projetos de Intervenção; categorização. Referencia-se em Paro (1997), Vieira (2009), Ferreira (2004), Libâneo (2004), Ghanem (2004), Lück (2000, 2013), Cury (2011), Romanelli (2012), entre outros. A pesquisa demonstra que os discursos, expressos nos PI, evidenciam que se tem uma concepção de Gestão Democrática, Conselho Escolar e PPP (tema gerador do PI), sendo este um instrumento que guia as ações na escola, e um recurso de enfrentamento das problemáticas que surgem em seu cotidiano, no entanto, evidenciam-se limites e desafios para a efetivação da gestão democrática, como a falta de participação e a falta de conhecimento da comunidade escolar acerca dessa forma de gestão. Por outro lado, as análises realizadas nesta dissertação evidenciam a contribuição dos projetos de intervenção para a reflexão em torno da gestão democrática, ainda que os egressos do curso compreendam os desafios de se estabelecer essa forma de gestão na escola pública.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/777
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