Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/785
Título: Crenças e práticas de professores acerca do uso das tecnologias na educação inclusiva de escolas da rede municipal de Ensino Fundamental de Santarém-Pará
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Juliana Teixeira do Amaral
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Crenças e Práticas Docentes;Tecnologias da Informação e Comunicação.
Data do documento: 1-Out-2015
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Juliana Teixeira do Amaral. Crenças e práticas de professores acerca do uso das tecnologias na educação inclusiva de escolas da rede municipal de Ensino Fundamental de Santarém-Pará. Orientadora: Irani Lauer Lellis. 2015. 175 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/785
Abstract: The school is an environment of interaction and learning process that is always changing. Currently, social phenomena, such as the use of new technologies in education and the inclusion of disabled students in common classroom of regular education, are increasingly in actual schools. The teacher must be aware of changes to follow them in the school environment. Due to the importance of studying the beliefs to understand the teachers practices, this study investigated the beliefs and practices of teachers, based on their reports using technologies in common municipal schools classroom in Santarém-PA that adopts the inclusive education. Specifically, it is proposed: I) to know what teachers think about inclusive education and the use of technology. II) to analyze the teachers reports about their practices in the common classroom with the use of technology in inclusive education; III) to identify the beliefs of the teachers that potentially facilitates the use of technology in inclusive education and IV) to verify the existence of a relation considering the beliefs and reports of teaching practices on the use of technology in inclusive education based on the age and time profession variables. The sample consisted of 45 teachers of eleven elementary school from the municipality of Santarém, PA. Data were collected using individual interviews and analyzed using the software IRAMUTEQ. The software generates four thematic areas, divided into six grades. Each grade was analyzed separately. Considering the teachers, this study revealed that there are many challenges in inclusive education using the technology. It was verified that teachers have belief that inclusive education is important, and the use of technologies could support the education of disabled students, but considering their practices report, it was noted that few teachers use information and communication technology in common classroom of regular education and when it happens it is compounded with weakness and less innovative methods. The teachers narrative pointed that they feel the necessity of support, training, and most of them do not consider that they have enough knowledge to use technology in inclusive education in their professional practice. Potential facilitating beliefs has been identified in relation of technology adopted in inclusive education such as: the improvement in the school structure, more resources, basic and continuous training and support government, regarding the possibility to access the technologies by the teacher, and training to deal with inclusive education and information and communication technologies.
Resumo: A escola é um ambiente de interação e aprendizado que está em constante transformação. Atualmente, fenômenos sociais, como o uso das novas tecnologias da educação e a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula comum do ensino regular, estão cada vez mais presentes na escola. O docente deve estar atento às transformações para acompanhar as mudanças no ambiente escolar. Em virtude da importância do estudo das crenças para compreensão das práticas dos professores, a presente pesquisa objetivou investigar as crenças e as práticas de professores, a partir do relato dos docentes sobre o uso de tecnologias em sala de aula comum do ensino regular nas escolas inclusivas da rede municipal de Santarém-PA. Especificamente, propõe-se: I) conhecer o que os professores pensam sobre a educação inclusiva e o uso da tecnologia. II) analisar o relato dos professores sobre suas práticas na sala de aula comum com o uso de tecnologias na educação inclusiva; III) identificar as crenças dos professores potencialmente facilitadoras do uso das tecnologias na educação inclusiva e IV) verificar a existência de relação entre as crenças e os relatos de práticas docentes sobre o uso de tecnologia na educação inclusão com as variáveis idade e tempo de profissão. A amostra foi composta por 45 professores de onze escolas da rede municipal de ensino fundamental de Santarém, PA. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista individual e analisados utilizando-se o software IRAMUTEQ. O software gerou quatro eixos temáticos, subdivididos em seis classes. Cada classe foi analisada separadamente. O estudo revelou que para os professores ainda são muitos os desafios para a atuação com a educação inclusiva e com o uso das tecnologias. Verificou-se que os professores possuem crenças de que a educação inclusiva é importante, e que o uso das tecnologias poderia favorecer o processo educativo dos alunos com deficiência, contudo, ao relatarem suas práticas, notou-se que poucos professores utilizam as tecnologias da informação e comunicação na sala de aula comum do ensino regular e, quando existe a utilização, está aliada a métodos pouco inovadores. Os relatos apontaram que os professores sentem necessidade de apoio, formação, e a maioria não considera possuir conhecimento suficiente para uma prática profissional com o uso das tecnologias na educação inclusiva. Foram identificadas como crenças potencialmente facilitadoras em relação ao uso das tecnologias na educação inclusiva aspectos como: necessidade de melhora na estrutura da escola, mais recursos, formação básica e continuada e apoio do governo, tanto no que se refere à possibilidade do professor ter acesso pessoal as tecnologias, quanto a sua formação para lidar com a educação inclusiva e com as tecnologias da informação e comunicação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/785
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CrençasEPraticasDeProfessores.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.