Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/795
Título: O impacto do programa institucional de bolsa de iniciação à docência nos egressos de licenciatura em letras - inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará.
metadata.dc.creator: AGUIAR, Alessandra Lima
Palavras-chave: Pibid;Língua inglesa;Formação de professores
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: AGUIAR, Alessandra Lima. O impacto do programa institucional de bolsa de iniciação à docência nos egressos de licenciatura em letras - inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Nilton Varela Hitotuzi. 2017.115 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/795
Abstract: The Institutional Grant Programme for Teaching Initiation (Pibid) has been an object of much research in the field of education. It was created with the purpose of improving initial teacher education by providing student teachers with an early contact with mentor teachers and schools. The investigation reported in this dissertation aimed to describe the impacts of the programme on three former TEFL undergraduate students of the Federal University of Western Pará (Ufopa). Moreover, it attempted to verify whether or not the activities that these undergraduates engaged in through the programme enabled them to improve their proficiency in English and helped them in their preparation towards becoming teachers of English. Dewey’s (2010) experiential learning and discussions by Romanowski (2007), Gatti (2010), Saviani (2009), Leffa (2001), Gimenez (2002) and Lima (2011) guided the investigation. It was characterized as a qualitative case study, and was supported by bibliographical research and data collected through a questionnaire and interviews. All three subjects hold an English as a foreign language teaching licence and a teaching position in maintained schools in the Amazon region. The results include a description of the activities that were developed by the three former Pibid grant holders from August 2012 to December 2014, and the main impacts of the programme on them: the realization that the pursuit of a teaching career was the best choice available for them and that embracing it was a decision made on the basis of self-identification with it as a result of their participation in the programme. In conclusion, we are inclined to believe that Pibid was beneficial to these teachers not only in terms of English proficiency and teaching strategies development, but also in helping them make an informed decision about the teaching career.
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido pauta de muitas pesquisas no campo da educação. O mesmo foi criado com a finalidade de incentivar a formação inicial, além de inserir o licenciando na docência possibilitando experiências na prática pedagógica em escolas públicas de educação básica. Ao tomar o Pibid como objeto de estudo, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar quais os impactos do programa nos egressos do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. O referido trabalho está embasado em teóricos que abordam a formação de professores, como Romanowski (2007), Gatti (2010), Saviani (2009); além de teóricos da língua inglesa, como Leffa (2001), Gimenez (2002) e Lima (2011) e, ainda, embasado na filosofia de Dewey (2010), que considera a experiência como o ponto de partida para o aprendizado. O desenvolvimento desse trabalho respaldou-se na pesquisa bibliográfica e nos dados levantados por meio de questionário e entrevista. A abrangência da pesquisa contempla a descrição das atividades que foram desenvolvidas pelos ex-pibidianos no período entre agosto de 2012 a dezembro de 2014. A pesquisa delineou-se pela abordagem qualitativa e foi desenvolvida através de um estudo de caso. Como sujeitos do estudo, investigamos três egressos da universidade que, atualmente, são professores de inglês na educação básica. Nosso objetivo principal e a questão norteadora da investigação foi saber quais os impactos do Pibid na vida dos ex-bolsistas que já estão atuando como docentes na educação básica. Além disso, investigar, também, se o programa ajudou os docentes na proficiência da língua inglesa; se contribuiu para sua formação acadêmica e se influenciou na sua atuação profissional. Após a coleta dos dados, por meio de questionário e entrevista, foi possível perceber que os principais impactos foram a descoberta pelo ofício do magistério e a identidade com a docência. Pode-se imaginar um cenário bem diferente se esses egressos não tivessem participado do programa. É possível que sequer estivessem atuando como professores, uma vez que, antes da experiência do Pibid, os ex-bolsistas não tencionavam seguir a carreira docente – a prática vivida na escola e a experiência adquirida durante esses dois anos (2012-2014) foram fundamentais para a sua tomada de decisão. Além disso, o Pibid oportunizou a esses professores vivenciar e socializar a língua inglesa, seja com colegas, alunos e professores de Santarém, seja com professores americanos que ministravam oficinas e minicursos, durante suas participações no programa. Por essas razões, concluímos que o Pibid contribuiu amplamente para a formação acadêmica desses egressos, tanto em relação à proficiência na língua inglesa como em relação à escolha profissional e à prática pedagógica.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/795
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_OImpactoDoProgramaInstitucional.pdf5,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.