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Título: A infância na percepção de crianças em acolhimento institucional no mu - nicípio de Santarém-Pará.
metadata.dc.creator: GUALBERTO, Milca Aline Colares
Palavras-chave: Acolhimento institucional;Concepção de criança;Desenvolvimento humano.
Data do documento: 28-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GUALBERTO, Milca Aline Colares. A infância na percepção de crianças em acolhimento institucional no mu - nicípio de Santarém-Pará. orientadora: Iani Dias Lauer Leite. 2017. 172 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/797
Abstract: Studies on the history of childhood and discussions on shelters and their implications for the physical, psychological and social development of the institutionalized child have been diffused for some time by theorists such as Bronfenbrenner (2011), Ariès (1978), Sarmento and Pinto (1997), Kramer (2002), Kuhlmann Júnior (2004), Lefèvre & Lefèvre (2005), Martins Filho and Barbosa (2010), Feitosa (2011) among others. In this sense, we sought to investigate the conceptions of children between five and twelve years of age who live in an institutional reception situation in the municipality of Santarém-Pará on what it is to be a child. Participants were 10 children living in a host institution, 4 girls and 6 boys. For the subjective reading of the children were used the instruments: focal group script, sociodemographic data sheet, guided tour and individual interviews. For the analysis of the data, the technique of the Discourse of the Collective Subject - DSC (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2012) and Narrative Analysis (HUBERMAN; MILES, 1991) was used. Regarding the results, two types of interrelated results are presented: 1) context data and 2) data of the central research object. Regarding the context data, it was observed that the children's routine and the activities they performed were determined by institutional rules and norms. As for the main object of the dissertation, about "being a child", two classes of results were formed: 1) what it is to be a child and 2) what a child likes. It was identified that several central ideas found in both classes were influenced by the context data, especially by recent situations, such as recent arrival at Shelter, not going to school, individual responsibilities experienced at the shelter, among others. Therefore, the mediation of the contextual aspects about the conception of being a child was observed, while more universal answers were found, found in previous studies as an example, studies on children living in other contexts. Therefore, this study in the theoretical aspect contributed to bring empirical results that added to the studies carried out in order to better understand the conceptions of being a child for children from different contexts, as well as the influence of these variables on the definition of the construct under study. In the developmental aspect, the research in question provided results that could be used as inputs to create environments better suited to full child development in institutional contexts.
Resumo: Os estudos sobre a história da infância e as discussões sobre os a abrigos e suas implicações para o desenvolvimento físico, psicológico e social da criança institucionalizada vêm sendo difundidos há algum tempo por teóricos, como Bronfenbrenner (2011), Ariès (1978), Sarmento e Pinto (1997), Kramer (2002), Kuhlmann Júnior (2004), Lefèvre & Lefèvre (2005), Martins Filho e Barbosa (2010), Feitosa (2011) entre outros. Nesse sentido, buscou-se investigar quais as concepções de crianças entre cinco a doze anos de idade que vivem em situação de acolhimento institucional no município de Santarém-Pará sobre o que é ser criança. Participaram 10 crianças que estavam morando em uma instituição de acolhimento, sendo 4 meninas e 6 meninos. Para a leitura subjetiva das crianças foram utilizados os instrumentos: roteiro de grupo focal, folha de dados sociodemográficos, visita guiada e entrevistas individuais. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2012) e Análise Narrativa (HUBERMAN; MILES, 1991). Quanto aos resultados, são apresentados dois tipos de resultados que se inter-relacionam: 1) dados do contexto e 2) dados do objeto central da pesquisa. Com relação aos dados do contexto, observou-se que a rotina das crianças e as atividades que elas realizavam eram determinadas pelas regras e normas institucionais. Quanto ao objeto principal da dissertação, sobre o “ser criança”, foram formadas duas classes de resultados: 1) o que é ser criança e 2) o que criança gosta. Identificou-se que várias ideias centrais encontradas em ambas as classes foram influenciadas pelos dados de contexto, em especial pelas situações recentes, como chegada recente ao Abrigo, a não ida à escola, as responsabilidades individuais vivenciadas no abrigo, dentre outros. Portanto, observou-se a mediação dos aspectos contextuais sobre a concepção de ser criança, ao mesmo tempo em que foram encontradas respostas mais universais, encontradas em estudos anteriores como exemplo, estudos sobre crianças que viviam em outros contextos. Portanto, este estudo no aspecto teórico contribuiu ao trazer resultados empíricos que somaram aos estudos realizados no sentido de compreender melhor as concepções de ser criança para crianças de diversos contextos, assim como a influência dessas variáveis sobre a definição do construto em estudo. No aspecto desenvolvimental, a pesquisa em questão proporcionou resultados que poderão ser utilizados como insumos para criação de ambientes mais adequados ao pleno desenvolvimento infantil em contextos institucionais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/797
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