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Título: A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professo - res de educação infantil em escolas públicas e privadas de Santarém – Pará.
metadata.dc.creator: GUALBERTO, Madma Laine Colares
Palavras-chave: Corporeidade;Formação Docente;Práticas Pedagógicas;Educação Infantil
Data do documento: 10-Fev-2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GUALBERTO, Madma Laine Colares. A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professo - res de educação infantil em escolas públicas e privadas de Santarém – Pará. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. 2017. 146 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/800
Abstract: The purpose of this study was to investigate the manifestation of corporeality in the pedagogical practices of nursery school teachers in the activity room with the children of public and private schools in Santarém - Pará. A methodological line of descriptive character and field was developed, with an approach Qualitative. We used the techniques of research of non-participant observation and semi-structured interview with 08 teachers, who work with preschool in early childhood education. The data were analyzed using the Content Analysis feature (BARDIN, 1979). The research found that: Pedagogical practices are usually performed in an individual, fast and fragmented way, with few possibilities of creation that allow children to experience bodily manifestations, among them: most of the teachers do not know the subject matter, probably because they did not have access to such discussions during academic training; As a rule, the greatest difficulties pointed out by the teachers are related to the lack of materials, time and space, pedagogical training, the requirement of parents and the institution so that children learn to read and write early. The results allow us to conclude that the pedagogical practices of the seven participants of this research are not based on the discussions of this study, thus reflecting the accomplishment of existing, formulated and reproduced pedagogical practices. In this way, it was concluded that the body was manifested only in the pedagogical practice of 01 teacher, since the activities developed by this professional are based on the promotion of experiences with other beings, with objects and with the world, fostering imagination, creativity, sensitivity, cooperation and the integral development of the child. Therefore, this research sought to emphasize that corporeality should be understood as the first focus for an integral, reflexive and participative education of the human being. Therefore, it is incumbent upon early childhood professionals to recognize that pedagogical practices need to be re-signified and recreated by looking at corporeity, based on the commitment to the training of children. In this sense, the continuous formation becomes effectively necessary for this professional to seek to perfect his teaching activity.
Resumo: Este estudo teve como objeto investigar a manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas de professores de educação infantil em sala de atividades com as crianças de escolas públicas e privadas de Santarém – Pará. Desenvolveu-se uma linha metodológica de caráter descritivo e campo, com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se as técnicas de pesquisa da observação não participante e entrevista semiestruturada com 08 professoras, que atuam com a pré-escola na educação infantil. Os dados foram analisados utilizando-se o recurso da Análise do Conteúdo (BARDIN, 1979). A pesquisa constatou que: as práticas pedagógicas são realizadas, geralmente, de maneira individual, célere e fragmentada, com poucas possibilidades de criação que permitam às crianças vivenciarem manifestações corporais, entre elas: a maioria das professoras desconhece a temática corporeidade, provavelmente, porque não tiveram acesso à tais discussões durante a formação acadêmica; por via de regra as maiores dificuldades apontadas pelas professoras estão relacionadas à carência de materiais, tempo e espaços, à formação pedagógica, à exigência dos pais e da instituição para que as crianças aprendam a ler e escrever precocemente. Os resultados permitem concluir que as práticas pedagógicas de 07 participantes desta pesquisa não estão embasadas pelas discussões deste estudo, refletindo assim na realização de práticas pedagógicas estanques, existentes, formuladas e reproduzidas. Desta forma, constatou-se que a corporeidade se manifestou apenas na prática pedagógica de 01 professora, uma vez que as atividades desenvolvidas por esta profissional pautam-se na promoção de vivências com os outros seres, com os objetos e com o mundo, fomentando a imaginação, criatividade, sensibilidade, cooperação e o desenvolvimento integral da criança. Portanto, esta pesquisa buscou enfatizar que a corporeidade deve ser compreendida como o foco primeiro para uma educação integral, reflexiva e participativa do ser humano. Logo, cabe aos profissionais de educação infantil reconhecer que as práticas pedagógicas precisam ser ressignificadas e recriadas com o olhar na corporeidade, a partir do compromisso com a formação das crianças. Nesse sentido, a formação continuada torna-se efetivamente necessária para que este profissional busque aperfeiçoar sua ação docente.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/800
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