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Título: "É hoje que eu pego um peixão": brincadeiras, espaços, e frequência do brincar em uma instituição de acolhimento
metadata.dc.creator: CARVALHO, Milany Santos de
Palavras-chave: Brincadeiras;Instituição de acolhimento;Educação
Data do documento: 16-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CARVALHO, Milany Santos de. "É hoje que eu pego um peixão": brincadeiras, espaços, e frequência do brincar em uma instituição de acolhimento. Orientadora: Iani Dias Lauer Leite. 2020. 188fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/808
Abstract: The objective of this work was to know how children in institutional care play in the Municipality of Santarém – Pará. The institutional welcoming space is considered an environment where different forms of child play take place, as well as a place where human development occurs. The participants were 05 children from five to twelve years old. As data’s instruments we opted for the socio-demographic data sheet, semi-structured individual interview script and observation scripts. Records of 5 minutes were made, totaling 300 minutes of systematic observation and 56 records of general observation of the institution. The results showed that 85% of the games occur in unstructured spaces, and 15% occur in structured spaces. Regarding the data obtained from general and systematic observations, it was revealed that symbolic play was the most frequent with 35, 85%, followed by construction play 28, 30%, physical exercise with, 21, 7%, turbulent with 7,5% and with rules, 3, 7%. A relationship was found between space and children’s play choices. In relation to the interviews, the children answered 15 questions about the routine and the playroom, evidencing in their speeches that they do not use the playroom as they would like, and even though they play in spaces that they would not like to play in the course of their daily lives. Therefore, this study contributes with empirical results on playing in a host institution, as well as elucidating the need for flexibility in the use of spaces for the occurrence of all forms of play. In addition, it is suggested that new policies be implemented in relation to the use of the toy library by all professionals in the institution, as well as the analysis and improvement of strategies that promote playing in the context of the institution.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi conhecer como as crianças em situação de acolhimento institucional brincam no Município de Santarém – Pará. O espaço de acolhimento institucional é considerado um ambiente onde acontecem diversas formas do brincar da criança, assim como também um lugar onde ocorre desenvolvimento humano. Os participantes foram 05 crianças de cinco a doze anos. Como instrumentos de dados optou-se pela folha de dados sociodemográficos, roteiro de entrevista individual semiestruturada e roteiros de observação. Foram realizados registros de 5 minutos, totalizando 300 minutos de observação sistemática e 56 registros de observação geral da instituição. Os resultados mostraram que 85% das brincadeiras ocorrem nos espaços não estruturados, e 15% acontecem nos espaços estruturados. Referente aos dados obtidos das observações gerais e sistemáticas revelou-se que a brincadeira simbólica foi a mais frequente com 35,85%, seguida pela brincadeira de construção 28, 30%, exercício físico com 21,7%, turbulentas com 7,5% e com regras 3,7%. Foi encontrado uma relação entre o espaço e as escolhas das brincadeiras realizadas pelas crianças. Em relação às entrevistas as crianças responderam 15 questões sobre a rotina e a brinquedoteca, evidenciando-se em seus discursos que não utilizam a brinquedoteca da forma como gostariam, e ainda que brincam em espaços que não gostariam de brincar no decorrer do seu dia a dia. Portanto, este estudo contribui com resultados empíricos sobre o brincar em instituição de acolhimento, assim como, também elucida a necessidade de flexibilização no uso dos espaços para a ocorrência de todas as formas de brincadeira. Além disso, sugere-se que sejam implementadas novas políticas em relação à utilização da brinquedoteca por todos os profissionais da instituição, bem como, seja realizada a análise e melhoria das estratégias que promovam o brincar no contexto da instituição.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/808
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