Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/809
Título: Ensino do centro de massa por meio de ciclos de modelagem de atividades experimentais
metadata.dc.creator: SILVA, Jorge Carlos
Palavras-chave: Ensino de Física;Modelagem Matemática;Atividades Experimentais
Data do documento: 31-Out-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Jorge Carlos. Ensino do centro de massa por meio de ciclos de modelagem de atividades experimentais. Orientador: Ednilson Sergio Ramalho de Souza; Coorientador: Glauco Cohen Pantoja. 2020. 126 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/809
Abstract: In this work, we present some conceptions and the modeling cycles of authors such as: Rodney Carlos Bassanezi, Dionísio Burak, Maria Salete Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa, Werle de Almeida and Adilson Oliveira. The use of modeling combined with the teaching of Physics can streamline classes and enhance student learning. We also present the psychologist David P. Ausubel's theory of significant learning, which proposes theoretical explanations for the learning process, in which students' prior knowledge has to be valued so that they build mental structures that can allow new discoveries with other knowledge, thus characterizing solid and dynamic learning. The work aims to verify in what sense the applications of modeling cycles in experimental activities can promote the learning of the concept of center of mass, center of gravity, center of mass of a particle system. Therefore, the work is divided into moments: In the first, five modeling cycles were characterized, from which students should choose only one of them to be effectively applied in understanding the experiments. In the second, the application of the modeling cycle to students was exemplified through an experiment deliberately chosen by the teacher. In the third, the understanding of the modeling cycle was deepened through experiments freely chosen by students. Finally, in the fourth moment, there was a collaborative socialization of doubts about the concept of center of mass. The main emphasis of this work was in the deepening of the modeling cycle in experiments freely chosen by the students, giving an answer with their understanding of what was explained about modeling and each team in socialization making the best two presentations regarding the experimental activities. The theory of meaningful learning is of great importance, for the school context, as it takes into account the history that the student has learned and highlights the role of the teacher in the organization of situations that benefit learning.
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto educacional na forma de cartilha educativa sobre a aplicação de ciclos de modelagem em atividades experimentais como promotor da aprendizagem do conceito de centro de massa. Nesse sentido, apresentaram-se algumas concepções e ciclos de modelagem de autores como: Rodney Carlos Bassanezi, Dionísio Burak, Maria Salett Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa e Maria Werle de Almeida. A fundamentação teórica foi a Aprendizagem Significativa do psicólogo David P. Ausubel, o qual propõe explicações para o processo de aprendizagem, no qual os conhecimentos prévios dos alunos têm que ser valorizados para que estes construam estruturas mentais que possam permitir novas descobertas com outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem sólida e dinâmica. O encaminhamento metodológico do produto educacional envolveu cinco momentos. No primeiro, caracterizou-se cinco ciclos de modelagem dos quais os estudantes deveriam escolher apenas um deles para ser efetivamente aplicado na compreensão dos experimentos. No segundo, exemplificou-se a aplicação do ciclo de modelagem aos estudantes por meio de um experimento deliberadamente escolhido pelo professor. No terceiro, aprofundou-se a compreensão do ciclo de modelagem por meio de experimentos livremente escolhidos pelos estudantes. No quarto momento, houve a socialização colaborativa de dúvidas sobre o conceito de centro de massa. Por fim, no quinto e último momento, houve a transferência do ciclo de modelagem a situações diferentes do centro de massa. Os resultados indicam que a aplicação do ciclo de modelagem na análise da atividade experimental promoveu compreensão sobre os conceitos envolvidos, uma vez que o ciclo potencializou a organização do pensamento dos estudantes para inter-relacionar os conceitos de equilíbrio, centro de gravidade e centro de massa em um modelo matemático. A pesquisa gerou uma cartilha educativa que pode ser utilizada por professores e por estudantes na aprendizagem do conceito centro de massa.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/809
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_EnsinoDoCentroDeMassa.pdf6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.