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Título: Bem-estar e estresse de crianças em ensino por meios digitais durante a pandemia Covid-19 em Santarém, Pará, Brasil
metadata.dc.creator: ALBARADO, Kaio Vinícius Paiva
Palavras-chave: Bem-estar Subjetivo Infantil;Qualidade de Vida;SARS-CoV-2;Amazônia
Data do documento: 31-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ALBARADO, Kaio Vinícius Paiva. Bem-estar e estresse de crianças em ensino por meios digitais durante a pandemia Covid-19 em Santarém, Pará, Brasil. Orientador: Thiago Almeida Vieira. Coorientador: Dennison Célio de Oliveira Carvalho. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/819
Abstract: Worldwide public health problems have always existed throughout history. The COVID-19 pandemic has generated many infections and non-pharmacological measures of individual scope had to be implemented by government bodies: frequent hand hygiene, use of masks, distancing and social isolation. An important change caused by preventative actions referred to the closing of schools and the adoption, in private institutions, of teaching by digital means. Students, teachers and other professionals in the educational area in these institutions had their routines modified. Children stopped going to school and started taking classes through digital means. This dissertation analyzed the subjective well-being and stress of children aged 8 to 12 years in digital education during the COVID-19 pandemic in Santarém, Pará, Brazil. The following instruments were used for data collection: Sociodemographic data questionnaire; Children's Stress Scale, the Children's Multidimensional Life Satisfaction Scale (EMSVC) and Children's Global Life Satisfaction Scale, all via Google Forms. Data from questionnaires and scales were analyzed using descriptive statistics, correlation between variables and logistic regression. A similarity analysis of the qualitative data was performed using the Iramuteq software. 44 students participated in the research, most of them female (52.3%), in blended teaching (56.8%). Participants have used their laser time in internet games. The Family domain of the Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children had higher scores (4.54±0.45). The Global Life Satisfaction Scale showed a high average (4.33 points). The Child Stress Scale revealed that the children were in a normal phase, with some in the alert and even resistance phase. There was a strong positive correlation between the Family domain (r = 0.70; p-value < 0.05) and the self-domain (r = 0.70; p-value < 0.001). The higher the value of the predictor variable (Family domain), the lower the chances of a child belonging to the Resistance category, around 92% (1–0.08). Therefore, the family domain is an important component of the participants' well-being, as well as a protective factor against childhood stress.
Resumo: Problemas de saúde pública mundial sempre existiram ao longo da história. A pandemia pela Covid-19 gerou e tem gerado muitas infecções e medidas não farmacológicas de alcance individual tiveram que ser implementadas por instâncias governamentais: higienização frequente das mãos, uso de máscaras, distanciamento e isolamento social. Uma importante mudança ocasionada pelas ações de prevenção referiu-se ao fechamento das escolas e a adoção, nas instituições privadas, do ensino por meios digitais. Estudantes, professores e demais profissionais da área educacional nessas instituições tiveram suas rotinas modificadas. As crianças deixaram de ir à escola e passaram a ter aulas por meios digitais. Diante disso, essa dissertação analisou o bem-estar subjetivo (BES) e o estresse de crianças de 8 a 12 anos em ensino por meios digitais durante a pandemia do Covid-19 em Santarém, Pará, Brasil. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o: Questionário de dados sociodemográficos; Escala de Estresse Infantil, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC) e Escala de Satisfação de Vida Global Infantil, todos via Google Forms. Os dados oriundos dos questionários e escalas foram analisados mediante estatística descritiva, correlação entre variáveis e regressão logística. Realizou-se a Análise de Similitude dos dados qualitativos através do software Iramuteq. Participaram da pesquisa 44 alunos, a maioria do sexo feminino (52,3%), em ensino semipresencial (56,8%) participantes. Os participantes têm usado seu tempo de laser em jogos pela internet. O domínio Família da escala de Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças obteve maiores escores (4,54±0,45) . A Escala de Satisfação de Vida Global apresentou média elevada (4,33 pontos). A Escala de Estresse Infantil revelou que as crianças estavam em fase normal, com algumas em fase de alerta e até resistência. Houve correlação positiva forte entre o domínio Família (r = 0,70; valor p < 0,05) e o domínio self (r = 0,70; valor de p < 0,001). Quanto maior o valor da variável preditora (domínio Família), menores as chances de uma criança pertencer a categoria Resistência em torno de 92% (1-0,08). Portanto, o domínio família é importante componente do bem estar dos participantes, assim como um fator de proteção ao estresse infantil.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/819
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