Browsing Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional) by Author "MACHADO, Carlos José Freire"
Now showing items 1-4 of 4
-
Aprendizagem significativa através de ensino por Investigação na construção e aplicação de capacitor a alta Tensão e de balança de corrente em campo magnético
http://lattes.cnpq.br/4872485990151562; PORTELA, Adelan Menezes (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2018-10-26)The objective of this master's thesis is to present the use of two low-cost experiments: A High Voltage Capacitor and a Balance of Electric Current in a Magnetic Field, as pedagogical tools that have reproducibility, are ... -
Instrumentação com arduino para o ensino de física – lançamento oblíquo
http://lattes.cnpq.br/0475443171747594; MELO, Paulo Renato Carvalho (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFOPAPró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, 2023-05-18)This work demonstrates, in a simple and clear way, how the use of Arduino in education can build scientific knowledge from the student's everyday life through instrumentation. As Arduino has a low cost and also libraries ... -
Proposta de ensino por investigação em física térmica no sistema de organização modular de ensino visando facilitar a aprendizagem significativa
CRUZ, Benildo Antonio Barbosa da (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2018-10)This Master's dissertation was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Finance Code 001 – and aims to investigate the contributions of the application of ... -
Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
CARNEIRO, Diego Maciel (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2020-03-13)This dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial ...