dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Ediene Pena | |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T19:26:10Z | |
dc.date.available | 2023-11-13T19:26:10Z | |
dc.date.issued | 2022-06-14 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciene Marinho da. Estratégias de relativização no português brasileiro: diagnose de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em Santarém-PA e proposta para o ensino de gramática. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2022. 93 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1190 | |
dc.description.abstract | The present work has the general objective to identify relativization strategies
used by 8th grade students and to propose activities of language in use that
help in the reflection and mastery of the Portuguese language, regarding the
use of relative clauses. The relativization strategies – a variable phenomenon
in Portuguese – refer to the process of structuring the adjective subordinate
clauses, being an important mechanism of textual cohesion. To achieve the
research objectives, we developed an interventional proposal with activities of
language in use, considering three different aspects supported by the research
by Vieira (2017), which addresses three axes for the teaching of grammar. This
proposal can be applied in classes of the 8th year of elementary school, with
the objective of: (i) proposing activities that contribute to the reflection of
different strategies of relativization; (ii) promote the reflection of linguistic
variation as a phenomenon inherent to any linguistic system; (iii) enable
students to learn the language in use; (iv) highlighting the heterogeneity of
language through different relativization strategies; (v) demonstrate the dynamic
character of language and its transformations; (vi) combating oppressive
linguistic prejudice through the discernment of linguistic variation; (vii) develop
the linguistic awareness of the language student/user. To reference this work,
authors such as Neves (2000–2019), Cunha & Cintra (2013), Ro-cha Lima (2019), Bechara (2009), Castilho (2010), Perini (2003–2010), among others. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de relativização | pt_BR |
dc.subject | Pronome relativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Estratégias de relativização no português brasileiro: diagnose de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em Santarém-PA e proposta para o ensino de gramática. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7004355430807008 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5534688833865842 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, tem por objetivo geral identificar estratégias de
relativização utilizadas por alunos do 8º ano e propor atividades de língua em
uso que auxiliem na reflexão e domínio da língua portuguesa, quanto ao uso
das orações relativas. Dessa forma, as estratégias de relativização – fenômeno
variável em língua portuguesa – referem-se ao processo de estruturação das
orações subordinadas adjetivas, sendo importante mecanismo de coesão
textual. Para alcançar os objetivos de pesquisa, elaboramos uma proposta
interventiva com atividades de língua em uso, considerando três aspectos
distintos apoiados na pesquisa de Vieira (2017), que aborda três eixos para o
ensino de gramática. Essa proposta poderá ser aplicada em turmas do 8º ano
do ensino fundamental, com objetivos de: (i) propor atividades que contribuam
para a reflexão de diferentes estratégias de relativização; (ii) promover a
reflexão da variação linguística como fenômeno inerente a todo sistema
linguístico; (iii) possibilitar aos alunos o conhecimento da língua em uso; (iv)
evidenciar a heterogeneidade da linguagem por meio de diferentes estratégias
de relativização; (v) demonstrar o caráter dinâmico da língua e suas
transformações; (vi) combater o preconceito linguístico em caráter opressor
através do discernimento do que é variação linguística; (vii) desenvolver a
consciência linguística do estudante/usuário da língua. Para referenciar este
trabalho utilizamos como base, autores como, Neves (2000–2019), Cunha &
Cintra (2013), Rocha Lima (2019), Bechara (2009), Castilho (2010), Perini
(2003–2010), dentre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Luciene Marinho da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |