Show simple item record

dc.contributor.advisor1MACHADO, Carlos José Freire
dc.date.accessioned2023-11-14T22:45:11Z
dc.date.available2023-11-14T22:45:11Z
dc.date.issued2023-05-18
dc.identifier.citationMELO, Paulo Renato Carvalho. Instrumentação com arduino para o ensino de física – lançamento oblíquo. Orientador: Carlos José Freire Machado. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1197pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
dc.description.abstractThis work demonstrates, in a simple and clear way, how the use of Arduino in education can build scientific knowledge from the student's everyday life through instrumentation. As Arduino has a low cost and also libraries with open source codes, this makes it possible to equip a laboratory with enough instruments to allow each student to carry out a series of experiments and measurements, these experiments can be assembled with recyclable and easily acquired materials, and thus make the lesson meaningful for the student. But in order for the instrumentation to be successful, it was necessary to apply innovative methodologies such as the Inverted Classroom methodology and Project-Based Learning, making the teaching-learning process meaningful. In addition, learning the fundamentals of Arduino promotes cooperative learning, creating an affective bond between teacher and student as advocated by the Project-Based Learning model. As we have been through a COVID-19 pandemic, it has been necessary to use alternative teaching models. The Inverted Classroom methodology is a tool of great importance in this teaching-learning process and has contributed as part of the product, supporting the formation of scientific knowledge through virtual environments and the application of experimental instrumentation in the classroom during face-to-face moments. The instrumentation consists of a projectile launcher whose theoretical basis is the oblique launch of projectiles and free fall.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectLançamento de Projéteispt_BR
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt_BR
dc.titleInstrumentação com arduino para o ensino de física – lançamento oblíquopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475443171747594pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867268649773393pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho vem demonstrar, de forma simples e clara, como o uso do Arduino aplicado na educação, pode construir o conhecimento científico partindo do cotidiano do aluno através da instrumentação. Como o Arduino tem um custo baixo e também bibliotecas com códigos fonte aberto, isso torna possível equipar um laboratório com instrumentos suficientes para permitir que cada aluno execute uma série de experimentos e medições, esses experimentos podem ser montados com materiais recicláveis e de fácil aquisição, e com isso, tornar a aula significativa para o aluno. Mais para que a instrumentação tenha êxito, alcance o objetivo, foi necessário aplicar metodologias inovadoras como a metodologia da Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, tornando significativo o processo ensinoaprendizagem, além disso, aprender os fundamentos do Arduino promove o aprendizado cooperativo, criando um laço afetivo entre o professor e aluno como preconiza o modelo da Aprendizagem Baseada em Projetos. Como passamos por uma pandemia de COVID-19, foi necessário utilizar modelos alternativos de ensinar, a metodologia da Sala de Aula Invertida é uma ferramenta de grande importância nesse processo de ensino-aprendizagem e contribuiu como parte do produto, dando suporte na formação do conhecimento cientifico através de ambientes virtuais e na aplicação da instrumentação experimental na sala de aula em momentos presenciais. A instrumentação constitui-se em um lançador de projetil que tem como base teórica o lançamento obliquo de projéteis e a queda livre.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: FÍSICApt_BR
dc.creatorMELO, Paulo Renato Carvalho
dc.publisher.departmentPró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record