dc.contributor.advisor1 | SILVA, Ana Maria Vieira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T21:54:37Z | |
dc.date.available | 2024-07-08T21:54:37Z | |
dc.date.issued | 2023-07-25 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Elcilene Cativo de Oliveira de. O letramento afro-literário a partir de contos de autoria Negra. Orientadora:Ana Maria Vieira Silva. 2023. 111 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1615 | |
dc.description.abstract | This work reflects on the presence of Afro-Brazilian literature to strengthen anti-racist
practices inside and outside the classroom and, more specifically, presents a proposal
for an educational product aimed at teachers, from three public schools in Amapá. ,
with the aim of promoting the inclusion of literary reading of short stories by black
authors, in Portuguese language classes in the 9th year of Basic Education. The
general objective is to investigate the potential for dialogue between Afro-Brazilian
literature and education for ethnic-racial relations, in the light of qualitative research,
based on official documents, interviews, courses, lives and, especially, the production
of Amâncio (2014), Candido (1995), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus
(2017) Giroto e Souza (2010), Cosson (2018; 2020; 2021), Solé (1998) among others.
The research problem sought in this study to know: How can short stories written by
Afro-Brazilians contribute to the deconstruction of racist practices and concepts inside
and outside the classroom? Why are literary literacy practices important for the
continuous reading training of teachers and, consequently, students? The
methodology adopted for the educational product proposal consisted of an Afro-literary
literacy workshop based on the suggestion of basic sequences and the formation of
literature circles, based on the short stories: Pai contra Mãe, by Machado de Assis;
Luísa's son, by Joel Rufino dos Santos; Alicerce, by Geni Guimarães; The Flying
Carpet, by Cristiane Sobral; Wonder Woman, by Bianca Santana; and in the literary
production of Amapá natives Esmeraldina dos Santos, with The Dream of a Girl; Of
love and faith, by Ângela Nunes; and The Chosen One, by Manoel Bispo. Among the
intended results for continued training for teachers, we proposed the Afro-literary
Literacy Workshop in practice (Educational Product), hosted on the Google Classroom
virtual platform, based on the possibility of building references to combat discrimination
and respect to differences, based on the Afro-literary literacy of teachers and,
consequently, of students. Thus, enhancing the implementation of Federal Law No.
10,639/2003 and State Law No. 1,196/2008, with effective racial ambience actions in
schools. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Autoria negra. | pt_BR |
dc.subject | Ambiência racial | pt_BR |
dc.title | O letramento afro-literário a partir de contos de autoria Negra | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3856313129871195 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9551738995177316 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho faz uma reflexão sobre a presença da literatura afro-brasileira para o
fortalecimento de práticas antirracistas dentro e fora da sala de aula e, de forma mais
específica, apresenta uma proposta de produto educacional voltado para professores,
de três escolas da rede pública amapaense, com intuito de fomentar a inserção da
leitura literária de contos de autoria negra, nas aulas de língua portuguesa do 9º ano
da Educação Básica. O objetivo geral é investigar as potencialidades de diálogo entre
a literatura afro-brasileira e a educação para as relações étnico-raciais, à luz da
pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em documentos oficiais,
entrevistas, cursos, lives e, especialmente, na produção de Amâncio (2014), Candido
(1995), Dalcastagnè (2011), Duarte (2008; 2014), Debus (2017) Giroto e Souza
(2010), Cosson (2018; 2020; 2021), Solé (1998) dentre outros. O problema de
pesquisa buscou com este estudo, saber: Como os contos de autoria afro-brasileira
podem contribuir com a desconstrução de práticas e conceitos racistas dentro e fora
da sala de aula? Por que as práticas de letramento literário são importantes para a
formação leitora contínua de professores e, consequentemente, de estudantes? A
metodologia adotada para a proposta de produto educacional consistiu em uma oficina
de letramento afro-literário a partir da sugestão de sequências básicas e formação de
círculos de literatura, com base nos contos: Pai contra mãe, de Machado de Assis; O
filho de Luísa, de Joel Rufino dos Santos; Alicerce, de Geni Guimarães; O tapete
voador, de Cristiane Sobral; A mulher maravilha, de Bianca Santana; e na produção
literária dos amapaenses Esmeraldina dos Santos, com O sonho de uma menina; De
amor e de fé, de Ângela Nunes; e O escolhido, de Manoel Bispo. Dentre os resultados
intencionados para a formação continuada para professores, propusemos a Oficina
de Letramento afro-literário na prática (Produto Educacional), hospedada na
plataforma virtual do Google Sala de Aula, alicerçada na possibilidade da construção
de referenciais de combate à discriminação e no respeito às diferenças, a partir do
letramento afro-literário de professores e, consequentemente, de estudantes. Assim,
potencializando a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 e da Lei Estadual nº
1.196/2008, com ações efetivas de ambiência racial nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Elcilene Cativo de Oliveira de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |