dc.contributor.advisor1 | FIGUEIRA, Lauro Roberto do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T22:40:28Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T22:40:28Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayse Ane Souza da. Literatura brasileira de expressão amazônica: estratégias de leitura para o ensino fundamental anos finais. Orientador: Lauro Roberto do Carmo Figueira. 2023. 106 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1696 | |
dc.description.abstract | Brazilian Literature of Amazonian Expression manifests different shades of the
culture of the Amazonian people. In this way, this research aimed to provide a pedagogy of
this Literature as a means of enabling the formation of proficient readers in Elementary
School in the Final Years. To this end, we used an interventional project in which we carried
out reading strategies based on foundations in Solé (1998), Kleiman (1993) and Cosson
(2006). We understand that Brazilian Literature of Amazonian Expression can support the
training of beginning readers with a view to literary education that takes into account the
cultural experiences of students.
The research was carried out in the city of Uarini – Amazonas, at the Edson Melo
State School. We use a qualitative and participatory approach. In turn, we opted for the
narrative literary genre: short story subgenre, to exemplify Brazilian Literature of
Amazonian Expression in the intervention project. The intervention project was applied in
an 8th year class of Elementary School Final Years to verify the students' reception in
relation to Brazilian Literature of Amazonian Expression and questionnaires were applied
to Portuguese language teachers and students. As a theoretical basis for reflections on
Literature, we rely mainly on Britto (2005),
Koch (2006), Colomer (2003), Cândido (1987), Souza (1977), among other
authors; As for the national guiding principles, from the Chamber of Basic
Education/MEC, we used the National Curricular Parameters (1998) and the National
Common Curricular Base for Elementary Education (2018). With the scope of touching
the entire perspective of the research carried out. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | PDF | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Expressão amazônica - Literatura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.title | Literatura brasileira de expressão amazônica: estratégias de leitura para o ensino fundamental anos finais | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7373916305218922 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Literatura Brasileira de Expressão Amazônica manifesta diferentes matizes da
cultura do povo amazônida. Deste modo, esta pesquisa objetivou uma pedagogia dessa
Literatura como meio de viabilizar a formação de leitores proficientes no Ensino
Fundamental Anos Finais. Para tanto, utilizamos um projeto interventivo no qual realizamos
estratégias de leitura a partir de fundamentos em Solé (1998), Kleiman (1993) e Cosson
(2006). Entendemos que a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode subsidiar a
formação de leitores iniciantes tendo em vista uma educação literária leva em conta as
experiências culturais dos alunos. A pesquisa foi realizada no âmbito da cidade de Uarini –
Amazonas, na Escola Estadual Edson Melo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e
participante. Por sua vez, optamos pelo gênero literário narrativo: subgênero conto, para
exemplificar a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica no projeto interventivo. O
projeto interventivo foi aplicado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental Anos
Finais para verificar a recepção dos alunos em relação à Literatura Brasileira de Expressão
Amazônica e foram aplicados questionários aos professores de Língua Portuguesa e alunos.
Como base teórica para reflexões sobre Literatura, nos apoiamos primeiramente em Britto
(2005), Koch (2006), Colomer (2003 ), Cândido ( 1987), Souza (1977), entre outros
autores. Quanto aos fundamentos orientadores nacionais, da Câmara de Educação
Básica/MEC, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional
Comum Curricular para o Ensino Fundamental (2018), com o escopo de tangenciar toda a
perspectiva das pesquisas realizadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Dayse Ane Souza da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |