Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luis Maia
dc.date.accessioned2024-08-13T21:20:42Z
dc.date.available2024-08-13T21:20:42Z
dc.date.issued2024-03-20
dc.identifier.citationGOMES, Cleomara Cruz. O tema saúde mental na escolaem gêneros discursivos: uma integração entre as atividades de leitura, oralidade e escrita no ensino da língua portuguesa. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2024.108 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1774pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1774
dc.description.abstractThis research aimed at a thematic study regarding “Mental Health at school” with discursive genres, since it is a topic present in today’s society and relevant for discussions in the classroom, which was applied with 8th year students at Geny Bentes de Jesus State School in the municipality of Parintins-AM. The choice of the topic was justified by the observations and needs to expand interactionist notions between the teacher and students regarding mental health perspectives, taking into account cases of depression, anxiety, self-mutilation and lack of motivation in the school context. This theme proposed to develop participant integration activities in reading, speaking and writing, based on Integrated Didactic Activities (ADIs), in order to understand the functioning of the language in the most diverse social and communicative interactions in teaching the Portuguese Language, in addition to enable students to participate in an integrated manner in motivational actions and incentives for mental health care at school and social levels. This proposal highlights as a reference the studies by Bakhtin (2011, 2016), Marcuschi (2010) and Moura (2017, 2019) in this teachinglearning process of the aforementioned discipline, as it is essential to propose communicative and interactive actions in the curricular formation of students. Teenagers. The methodology of participatory research was adopted linked to the perspectives studied by Integrated Didactic Activities (ADIs), in which linguistic reflections occur in an integrated manner, in the interventional and participatory process, in which the analysis of data collected during the research is carried out. Thus, the texts were read, discussed, reflected on, appropriated and given new meanings by the group of students and the teacher, being able to gradually transform the knowledge acquired into teaching practices included in the teaching and learning of the Portuguese language. Therefore, the Integrated Didactic Activities-ADIs contributed to the reflection of a single theme in different textual genres. From this perspective, it is relevant that the method studied in this research is explored with representative and dynamic activities, in order to enable and encourage the subject to take a critical and argumentative position in the face of societal factors.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectAtividades Didáticas Integradaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleO tema saúde mental na escolaem gêneros discursivos: uma integração entre as atividades de leitura, oralidade e escrita no ensino da língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146136106283445pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3533256621718952pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visou um estudo temático a respeito de “Saúde Mental na escola” com os gêneros discursivos, visto que é um tema presente na sociedade atual e relevante para as discussões em sala de aula, a qual foi aplicada com os estudantes de 8º ano da Escola Estadual Geny Bentes de Jesus no município de Parintins-AM. A escolha do tema justificou-se pelas observações e necessidades de alargar noções interacionistas entre o professor e os discentes no que concerne às perspectivas de saúde mental, tendo em vista os casos de depressão, ansiedade, automutilação e falta de motivação no contexto escolar. Essa temática propôs-se desenvolver atividades de integração participante em leitura, oralidade e escrita, a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), a fim de entender o funcionamento da língua nas mais diversas interações sociais e comunicativas no ensino da Língua Portuguesa, além de possibilitar aos estudantes uma participação de forma integrada às ações de motivações e incentivos aos cuidados com a saúde mental no âmbito escolar e social. Essa proposta apresenta como referência em destaque os estudos de Bakhtin (2011, 2016), Marcuschi (2010) e Moura (2017, 2019) nesse processo de ensino-aprendizagem da referida disciplina, pois é fundamental propor ações comunicativas e interativas na formação curricular dos adolescentes. Adotou-se a metodologia da pesquisa participante atrelada às perspectivas estudadas pelas Atividades Didáticas Integradas (ADIs), em que ocorre de maneira integrada as reflexões linguísticas, no processo interventivo e participante, em que se realiza a análise dos dados coletados durante a pesquisa. Assim, os textos foram lidos, discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pelo grupo de estudantes e a docente, podendo transformar, gradativamente, os conhecimentos adquiridos em práticas didáticas inseridas no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Portanto, as Atividades Didáticas Integradas-ADIs contribuíram para a reflexão de um único tema em diversos gêneros textuais. Nessa perspectiva, é relevante que o método estudado nesta pesquisa seja explorado com atividades representativas e dinâmicas, a fim de possibilitar e incentivar o sujeito a um posicionamento de forma crítica e argumentativa frente aos fatores da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLinguagens e Letramentopt_BR
dc.creatorGOMES, Cleomara Cruz
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples