Show simple item record

dc.contributor.advisor1PAIVA, Roberto do Nascimento
dc.date.accessioned2021-03-09T18:06:06Z
dc.date.available2021-03-09T18:06:06Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationTAVARES, Mariley Simone Corrêa. (In)adequações curriculares no ensino de Língua Portuguesa: planos de ensino e práticas docentes de três escolas no município de Santarém. Orientador: Roberto do Nascimento Paiva. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/441. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/441
dc.description.abstractThe following research project intends to contribute so that reflections about the teaching of the Portuguese Language are made following the reading-writing-orality axis and to do so it followed to following methodological referrals: theoretical support that consisted on the research and theoretical study about the works already developed about the theme and empirical study that unfolded in five stages, which were: formalization of research; reading and analysis of the Teaching Plan for the city of Santarém, state of Pará; reading and analysis of the Pedagogical Political Projects of the overserved schools; application of the questionnaires to the observed teachers’ and non-participant observation. The general goal of this project consisted of analyzing in what level are the curricular and teaching (in)adequacies in what concerns the teaching of the Portuguese Language on the 9th year of the Fundamental Teaching II (equivalent to freshman year of high school) in three schools of the city’s public districts in the municipality of Santarém-PA. The specific goals of this research are: discuss the legal, pedagogical, and didactic context of the curriculum of the researched schools in what refers to the teaching of the Portuguese Language; identify the methodological tools used by the Portuguese professors. In face of this, field research had the following problematic: how is the teaching of the Portuguese Language providing moments that allow the construction of knowledge, if the subjects that start the movement of the teaching-learning axis, are, most likely, on the wrong way? And to what point do the probable curricular (in)adequacies of these subjects hurt or guarantee the learning rights of the students?pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.title(In)adequações curriculares no ensino de Língua Portuguesa: planos de ensino e práticas docentes de três escolas no município de Santarémpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8650522881962635pt_BR
dc.description.resumopresente trabalho de pesquisa visa contribuir para que reflexões acerca do ensino de Língua Portuguesa sejam feitas seguindo o eixo leitura-escrita-oralidade e para tanto seguiu os seguintes encaminhamentos metodológicos: suporte teórico que consistiu na pesquisa e estudo teórico acerca de trabalhos já desenvolvidos sobre o tema e estudo empírico que se desdobrou em cinco etapas, que foram elas: Formalização da pesquisa; Leitura e análise do Plano de Ensino do município de Santarém-Pará; Leitura e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas observadas; Aplicação dos questionários às professoras observadas; Observação não-participante. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar em que medida estão às (in)adequações curriculares e docentes no que se referem ao ensino de Língua Portuguesa no 9º ano do Fundamental II em três escolas da rede municipal de ensino do município de Santarém - Pará. Já os objetivos específicos são: Discutir o contexto legal, pedagógico e didático dos Currículos das escolas pesquisadas no que se referem ao ensino de Língua Portuguesa; Observar professores e suas práticas para que estas fossem analisadas até que ponto encontram-se na contramão com as diretrizes e documentos que postulam e regem o ensino de Língua Portuguesa; Identificar os instrumentos metodológicos e didáticos utilizados pelos professores de Língua Portuguesa. Diante disso foi-se a campo com a seguinte problemática: Como o ensino de Língua Portuguesa está proporcionando momentos que possibilitem a construção do conhecimento, se os sujeitos que iniciam o movimento do eixo ensino-aprendizagem, encontram-se, provavelmente, na contramão? E até que ponto as prováveis (in)adequações curriculares desses sujeitos ferem ou garantem os direitos de aprendizagem dos educandos?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorTAVARES, Mariley Simone Corrêa
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto