Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1BERNARDO, Edivaldo da Silva
dc.date.accessioned2021-03-09T18:07:06Z
dc.date.available2021-03-09T18:07:06Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSANTOS, Wilder Max Vieira dos. Narrativas amazônicas: uma proposta de ensino com a literatura Brasileira de expressão amazônica. Orientador: Edivaldo da Silva Bernardo. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/443. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/443
dc.description.abstractIn view of the importance of the literature in Portuguese language classes, this dissertation aimed to present and develop a teaching proposal consist of a sequence of intervention activities that assist in the formation of readers in this perspective of language , from a work with the amazon narrative, through practices reading textual production written and analysis literary of elementary school . The point of theoretical view, the importance of this proposal is to receive work with literature from a regional perspective. In order to deconstruction paradigms and prejudices with the local culture expressed through the social inequalities and educational historically built. From the social point of view, this dissertation allowed that the work with Brazilian literature of amazon expression, you can meet the real needs of Elementary School students. This way the work was based on a methodology that materialized initially in the bibliographical research, late was prepared and applied the proposed teaching whose the results were considered satisfactory, the way that students acquired new knowledge and realized as part of the process . So, this proposal is constituted as didactic pedagogical product that can be flexible considering the reality of each school environment. However we hope contribute to the process of elementary school students, favoring not only the construction of their reading formation, but the gradual evolution of their literary consciousness.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectProposta de ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectExpressão Amazônicapt_BR
dc.subjectNarrativas Amazônicaspt_BR
dc.titleNarrativas amazônicas: uma proposta de ensino com a literatura Brasileira de expressão amazônicapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8027206533768186pt_BR
dc.description.resumoEm face da importância da leitura literária nas aulas de língua portuguesa, esta dissertação teve como objetivo apresentar e desenvolver uma proposta de ensino constituída de uma sequência de atividades interventivas que auxiliem na formação de leitores nessa perspectiva da língua, a partir de um trabalho com as narrativas amazônicas, através de práticas de leitura, oralidade, produção textual escrita e análise literária em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista teórico, a importância dessa proposta está em conceber o trabalho com a literatura a partir de uma perspectiva regional, no sentido de se desconstruir paradigmas e preconceitos com a cultura local, expressos através das desigualdades sociais e educacionais, historicamente construídas. Do ponto de vista social e prático, esta dissertação permitiu verificar que o trabalho com a literatura brasileira de expressão amazônica pode atender às reais necessidades dos alunos do Ensino Fundamental, notadamente do 9º ano. Desta forma, o trabalho se orientou por uma metodologia que se materializou inicialmente na pesquisa bibliográfica, em busca de referencial teórico e de estudiosos da área que fundamentassem a pesquisa. Posteriormente, foi elaborada e aplicada a proposta de ensino, cujos resultados foram considerados satisfatórios, na medida em que os alunos demonstraram que adquiriram novos conhecimentos e se perceberam como parte do processo. Assim, tal proposta se constitui como um produto didático pedagógico que pode ser flexível, considerando a realidade de cada ambiente escolar. Dessa forma, esperamos contribuir para o sucesso dos alunos no Ensino Fundamental, favorecendo a eles não só a construção de sua formação leitora, mas sobretudo a gradual evolução de sua consciência literária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorSANTOS, Wilder Max Vieira dos
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto