Show simple item record

dc.contributor.advisor1PAIVA, Roberto do Nascimento
dc.date.accessioned2021-03-19T19:15:08Z
dc.date.available2021-03-19T19:15:08Z
dc.date.issued2019-06-19
dc.identifier.citationSILVA, Udirlei Andrade da. O gênero reportagem na sala de aula: uma proposta de ensino para desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade. Orientador: Roberto do Nascimento Paiva. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/495. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/495
dc.description.abstractConsidered a fundamental activity in the student's intellectual development, reading in the classroom has been object of study whose purpose is to show that this practice can contribute to the formation of a critical and participatory reader, contributing in the development of writing and orality. In theory everything is so beautiful, but in practice, we perceive a sad reality where the student is demotivated, teachers who still insist on prioritizing the teaching of traditional grammar, disregarding the importance of teaching reading and writing in the development of competence communication. Therefore, we elaborated a proposal of teaching using the textual genre report, applied during the academic year of 2018, with the students of the 3rd and 4th stage of Youth and Adult Education of the Municipal School of Elementary Education Elza Albuquerque de Lima (Juruti-Pa). We developed a participatory research with "interaction between researchers and members of the situations investigated" (GIL, 1991) with students from the 3rd and 4th stage of Youth and Adult Education (EJA) during the academic year 2018, with the teacher (2010), Bamberger (1987), Castrillón (2011) and Petit (2008), 2 - Types and evaluations, In this paper, we present the results of the study of the literature of the literature on the subject: Bakhtin (1992) and Marcuschi (2008), and 3 - Report in the Classroom: Farias (2006), Lopes-Rossi (2005), Cunha (2003) and Lage to conclude that the textual genre in the classroom is a tool that makes possible the formation of readers and producers of texts according to the discursive perspective, but for this, the teacher - considered the main piece in this teaching-learning process of reading and must have r enough skills and knowledge to awaken in their students the taste for reading, and consequently, the arguments and the necessary subsidies in their development with the reader, also contributing with advances in their orality.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectReportagempt_BR
dc.titleO gênero reportagem na sala de aula: uma proposta de ensino para desenvolver a leitura, a escrita e a oralidadept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988683484839828pt_BR
dc.description.resumoConsiderada uma atividade fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno, a leitura na sala de aula tem sido objeto de estudo cuja a finalidade é mostrar que essa prática pode contribuir com a formação de um leitor crítico e participativo, contribuindo no desenvolvimento da escrita e da oralidade. Na teoria é tudo tão bonito, mas na prática, percebemos uma realidade triste, onde o aluno mostra-se desmotivado, professores que ainda insistem em priorizar o ensino da gramatica tradicional, desconsiderando a importância do ensino da leitura e da escrita no desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Diante disso, elaboramos uma proposta de ensino utilizando o gênero textual reportagem, aplicada no decorrer do ano letivo de 2018, com os alunos da 3ª e da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Albuquerque de Lima (Juruti-Pará). Desenvolvemos uma pesquisa participante, com “a interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas" (GIL, 1991) com alunos da 3ª e da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no decorrer do ano letivo de 2018, com o professor exercendo o papel de pesquisador. No nosso referencial teórico pesquisamos autores consagrados em cada um dos eixos abordados nesta dissertação: 1- Leitura: Silva (2010), Bamberger (1987), Castrillón (2011) e Petit (2008); 2 - Tipos e Gêneros Textuais: Bakhtin (1992) e Marcuschi (2008); e 3 - Reportagem na Sala de Aula: Farias (2006), Lopes-Rossi (2005), Cunha (2003) e Lage (2009). Por meio desta pesquisa foi possível concluir que o gênero textual reportagem na sala de aula é uma ferramenta que torna possível a formação de leitores e produtores de textos segundo a perspectiva discursiva, mas para isso, o professor – considerado a peça principal neste processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, deve possuir habilidades e conhecimentos suficientes para despertar nos seus alunos o gosto pela leitura, e consequentemente, os argumentos e os subsídios necessários no seu desenvolvimento como leitor, contribuindo também com avanços na sua oralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorSILVA, Udirlei Andrade da
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto