dc.contributor.advisor1 | MORAIS, Andrei Santos de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-22T13:37:22Z | |
dc.date.available | 2021-03-22T13:37:22Z | |
dc.date.issued | 2019-02-15 | |
dc.identifier.citation | MORAIS JÚNIOR, Luiz Carlos. Hipertexto: o link como recurso didático nas estratégias de leitura. Orientador: Andrei Santos de Morais. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/510. Acesso: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/510 | |
dc.description.abstract | This dissertation, requested by Profletras (Professional Master's Program in
Literature), is inserted in the research line Reading, Writing and Teaching of
Portuguese Language, from a socio-interactionist perspective, focusing on reading
strategies in the digital context. Firstly, a bibliographic research was carried out to
support the design of the intervention project, carried out with students from the EJA
(Youth and Adult Education Program) of the school called Vai Quem Quer, located in
the rural area of Monte Alegre, in the state of Pará The general objective of the project
that resulted in this dissertation was, based on the analysis of an intervention project
focused on links as constituent elements of reading strategies, the feasibility of
inserting the hypertext as a didactic reading support in the scope of Portuguese
Language teaching . The genre selected for the strategic reading process was the
lyrics, in which links were developed with the objective of providing readers with
information that added to the previous knowledge they already had about the proposed
theme, so that the reader could reach an understanding more meaningful in your
process as a reader. In addition to the hypertexts, conventional texts were provided,
the printed ones, that dialogued with the hypertexts in a way that complemented for
the expansion of information. For this development, the research was anchored in
Koch (2011,2012), Solé (1998), Colomé & Camps (2002) with regard to reading
strategies, Bakhtin (1997), on language theory; Xavier (2009) and Marcuschi (2004) in
studies directed to hypertext; Gomes (2011) in the didatização of the links and Lévy
(1999) in what refers to the collective intelligence, among others. As a result, the
research proved to be positive in the sense of linkage for specific purposes, in the
informative case. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Links | pt_BR |
dc.subject | leitores | pt_BR |
dc.title | Hipertexto: o link como recurso didático nas estratégias de leitura | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3322781588861459 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação, solicitada pelo Profletras (Programa Profissional de Mestrado em
Letras), está inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua
Portuguesa, na perspectiva sociointeracionista, com foco nas estratégias de leitura no
contexto digital. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica que subsidiou
a esquematização do projeto de intervenção, realizado com alunos da EJA (programa
de Educação de Jovens e Adultos) da escola denominada Vai Quem Quer, situada na
zona rural, município de Monte Alegre, no estado do Pará. O objetivo geral do projeto
que resultou nesta dissertação foi, a partir da análise de um projeto interventivo com
foco nos links como elementos constituintes de estratégias de leitura, a viabilidade de
inserir o hipertexto como suporte didático de leitura no âmbito do ensino de Língua
Portuguesa. O gênero selecionado para o processo estratégicos de leitura foi a letra
de música, nesta foram desenvolvidos links com o objetivo de proporcionar aos
leitores informações que somassem aos conhecimentos prévios que já possuíam
sobre a temática proposta, para que, assim, o leitor alcançasse uma compreensão
mais significativa no seu processo como leitor. Além dos hipertextos, foram
proporcionados textos convencionais, os impressos, que dialogaram com os
hipertextos de forma que complementaram para a expansão de informação. Para tal
desenvolvimento, a pesquisa se ancorou em Koch (2011,2012), Solé (1998),
Colomé&Camps (2002) no que tange às estratégias de leitura, Bakhtin (1997), sobre
teoria da linguagem; Xavier (2009) e Marcuschi (2004) nos estudos direcionados ao
hipertexto; Gomes (2011) na didatização dos links e Lévy (1999) no que se refere à
inteligência coletiva, entre outros. Como resultado, a pesquisa, se mostrou positiva no
sentido de didatização dos links para fins específicos, no caso informativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | CIBERCULTURA E ENSINO DE LÍNGUA | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | LINGUAGENS E LETRAMENTOS | pt_BR |
dc.creator | MORAIS JÚNIOR, Luiz Carlos | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |