dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, Doriedson Alves de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T20:47:07Z | |
dc.date.available | 2023-01-13T20:47:07Z | |
dc.date.issued | 2019-03-07 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIRA NETO, Anthymio Wanzeller. Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/729 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/729 | |
dc.description.abstract | This research aims to reflect on the messages conveyed by the popular songs of consumption
offered by the Cultural Industry as a possible voice of a hidden curriculum that arises from its
insertion within the school space through the students. Based on the idea of a musical scene,
we sought to understand how these musical scenes can contribute to the formation and / or
sociocultural deformation of the students, taking as their starting point the citizen formation
defended by the official school curriculum. For this approach, we take as reference the
Critical Theories (ADORNO 1995, 2005), Theory of communication (BESSA 2006, SILVA
2011, JANOTTI JR and Sá 2013) and on musical relations in everyday life (BRÉCIA 2003,
LOUREIRO 2010; BOZZANO , FRENDA and GUSMÃO 2013). They have as central
questions: What do teenagers hear in the music scenes inside the school? What is the most
heard message in this scene? How can this message be based on a hidden curriculum in
relation to the citizen education defended by the school? Basically what matters are the
messages heard and disseminated by the lyrics of the songs to the adolescents who
participated in this study and who arrive through the media to the same media. The most
present musical Scene within the school with which the adolescents identify themselves. The
learning situations that these musical scenes can provide in front of the programming of the
messages of the song heard. The study tends to contribute to a differentiated view on the role
of popular music of media consumption in the daily life of the school and the processes of
socio-cultural appropriation systematized by the hidden curriculum from the messages heard
in the musical scenes existing in the school context. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject | Formação Cidadã | pt_BR |
dc.subject | Currículo Oculto | pt_BR |
dc.title | Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9472747972062334 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1055254689850549 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa refletir sobre as mensagens veiculadas pelas canções populares de consumo
ofertadas pela Indústria cultural enquanto possível voz de um currículo oculto que surge a
partir da sua inserção dentro do espaço escolar através dos alunos. A partir dessa ideia de cena
musical, buscou-se entender como essas situações musicais podem contribuir ou não para
formação e/ou deformação sociocultural dos alunos tendo como ponto de partida a formação
cidadã defendida pelo o currículo oficial escolar. Para tal abordagem, tomam-se como
referência: Teoria Crítica (ADORNO 1995; 2005), Teoria da comunicação (BESSA 2006;
SILVA 2011; JANOTTI JR e Sá 2013); e sobre as relações musicais no cotidiano (BRÉCIA
2003; LOUREIRO 2010; BOZZANO, FRENDA e GUSMÃO 2013). Têm como questões
centrais: O que os adolescentes ouvem nas cenas musicais dentro da escola? Qual a
mensagem mais ouvida nessa cena? Como essa mensagem pode estar sustentado um currículo
oculto no que se refere à formação cidadã defendida pela escola? Basicamente o que interessa
são as mensagens ouvidas e disseminadas pelas letras das canções aos adolescentes que
participaram deste estudo e que chegam através dos meios de comunicação midiáticos aos
mesmos. Perceber a cena musical mais presente dentro da escola com os quais os adolescentes
se identificam. As situações de aprendizagem que essas cenas musicais podem proporcionar
frente à programação das mensagens da canção ouvida. O estudo tende a contribuir para uma
visão diferenciada sobre o papel da música popular de consumo de cunho midiático no
cotidiano da escola e os processos de apropriação sociocultural sistematizado pelo currículo
oculto a partir das mensagens ouvidas nas cenas musicais existente no contexto escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.creator | FIGUEIRA NETO, Anthymio Wanzeller | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |