dc.contributor.advisor1 | FIGUEIRA, Lauro Roberto Do Carmo | |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T20:17:54Z | |
dc.date.available | 2023-01-23T20:17:54Z | |
dc.date.issued | 2021-11-04 | |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Alcilene Pinheiro do Amaral. A leitura literária a partir dos contos de literatura de expressão amazônica: uma proposta de ensino para alunos do 8º ano do ensino fundamental. Orientador: Lauro Roberto Do Carmo Figueira. 2021. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 202. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/750 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/750 | |
dc.description.abstract | This work is justified by its contribution to literary education, in Elementary School. It searches
how the stories of Brazilian Literature of Amazonian Expression can contribute to the formation
of readers based on the valorization of their cultural identity. The research finally shows that
the LBEA tales transcend the singularity (the picturesque, the local) in the same way as the
national canon. This literary expression aesthetically represents universal themes, full of
regional motif, under a metalinguistic practice(particularity) in order to achieve universality
(LUKÁCS, 1968). The theoretical bases that support this work are based on assumptions by
Cândido (2004-2009); Queirós (2009); Roxel (2013); Solé (1998); Cosson (2014); Silva (2009),
(2011); Lajolo (1999). These authors see literature as a space for humanistic reflection. The
corpus under analysis presents oral and written texts from two classes from the 8th year of
Elementary School, from the State School of Elementary and High School Maria Uchôa
Martins. The activities developed have as their theme "Literary formation from the tales of
Amazonian expression: a teaching proposal". Through the literary literacy proposal, three
stories by Amazonian authors were analyzed: “Temporal do Amazonas” (Thiago de Mello);
"The Revenge of Jão Taviano" (Rodrigues dos Santos) and "O Baile do Judeu" (Inglês de
Sousa). These tales generated the production of oralexhibitions, debates, comics, theater and
reviews, putting into practice the proposal of interactionist and reflective reading in order to
expand the discursive - reflective capacity of students, in addition to making them autonomous
in their choices and perceptions of your readings. Subsequently, the results of this research
showed that through literary literacy it is possible to introduce a taste for literary reading,
enabling students to become critical-reflective citizens of a society under construction, in
addition to being experts in regional literature whose expression contributes to the collection of
Universal Literature. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira de Expressão Amazônica | pt_BR |
dc.title | A leitura literária a partir dos contos de literatura de expressão amazônica: uma proposta de ensino para alunos do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7373916305218922 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho justifica-se pela sua contribuição à educação literária, no Ensino Fundamental.
Busca investigar de que forma os contos da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica
podem contribuir para a formação de leitores a partir da valorização da sua identidade cultural.
A pesquisa demonstra que os contos LBEA transcendem a singularidade (o pitoresco, o local)
do mesmo modo que o cânone nacional. Essa expressão literária representa esteticamente temas
universais, pejada de motivo regional, sob uma prática metalinguística (particularidade) de
modo a atingir a universalidade (LUKÁCS, 1968). As bases teóricas que respaldam este
trabalho estão fundamentadas em pressupostos de Cândido (2004-2009); Queirós (2009); Roxel
(2013); Solé (1998); Cosson (2014); Silva (2009), (2011); Lajolo (1999). Estes autores veem a
literatura como espaço de reflexão humanística. O corpus em análise apresenta textos orais e
escritos de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Maria Uchôa Martins. As atividades desenvolvidas têm como temática
“a leitura literária a partir dos contos de expressão amazônica: uma proposta de ensino com
alunos do 8º ano do ensino fundamental”. Por meio da proposta de letramento literário,
analisaram-se três contos de autores amazônicos: “Temporal do Amazonas” (Thiago de Mello);
“A Vingança de Jão Taviano” (Rodrigues dos Santos) e “O Baile do Judeu” (Inglês de Sousa).
Estes contos geraram a produção de exposições orais, debates, histórias em quadrinhos, teatro
e resenha, colocando em prática a proposta de leitura interacionista e reflexiva com intuito de
ampliar a capacidade discursiva – reflexiva dos alunos, além de torná-los autônomos nas
escolhas e percepções das suas leituras. Posteriormente, os resultados desta pesquisa
evidenciaram que por meio do letramento literário é possível introduzir o gosto pela leitura
literária, possibilitando que os discentes venham a ser cidadãos críticos-reflexivos de uma
sociedade em construção, além de conhecedores de uma literatura regional cuja manifestação
contribui para o acervo da Literatura Universal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | Leitura Literária | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
dc.creator | ARAGÃO, Alcilene Pinheiro do Amaral | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |